INSS bloqueado: mais de 4 milhões podem ter benefício bloqueado; Entenda
INSS está entrando em contato com mais de 4 milhões de beneficiários para fazerem a prova de vida e evitem corte no benefício.
INSS está entrando em contato com milhões de beneficiários para solicitar que estes realizem a prova de vida em tempo hábil para não haver corte em benefício previdenciário! Dessa forma, o grande motivo é a falta de prova de vida desses aposentados e pensionistas que não realizam o procedimento há cerca de um ano!
Além disso, o instituto ainda informou que 4 milhões de cidadãos necessitam realizar o procedimento nos próximos 60 dias se quiserem manter o benefício intacto! Confira a seguir mais detalhes da matéria!
INSS notifica 4,3 milhões aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida, a fim de comprovar que estão vivos. Desde 2023, o INSS passou a realizar a prova de vida por meio de verificação de cruzamento de informações, utilizando dados de outros órgãos do governo (veja abaixo uma lista com ações que o INSS considera para a prova de vida).
Leia mais: Aposentadoria por Idade Urbana: Como funciona e como requerer
No entanto, o instituto não conseguiu localizar 4,3 milhões de beneficiários do INSS nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março em nenhuma base de dados. Por essa razão, esses beneficiários estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou mediante notificação bancária.
O INSS destaca que, se a prova de vida não for realizada dentro de 60 dias após a notificação, pode haver corte no benefício previdenciário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Formas de comprovação
O instituto aceita uma ou mais ações dentre as listadas a seguir para validar o procedimento da prova de vida.
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
O que fazer quando o INSS cortar benefício?
Por fim, os beneficiário do INSS tem o direito de recorrer à decisão do instituto se o órgão identificar alguma irregularidade e suspender os pagamentos. Nesse caso, o beneficiário deve apresentar a contestação por meio de um processo administrativo ou, se julgar necessário, por meio de uma ação judicial.
Leia mais: Como Emitir Carta de Concessão de Benefício do INSS? Entenda como funciona e porque utilizar este serviço
Lembrando que para evitar o transtorno é super importante manter os dados cadastrais atualizados por meio do app Meu INSS, e lembrar de realizar sempre a prova de vida no mês de aniversário!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!