Aposentadoria por Idade Urbana: Como funciona e como requerer
Veja tudo sobre a aposentadoria por idade urbana.
Atenção ocorreu mudanças na aposentadoria por idade urbana com isso muitos brasileiros acabavam ficando com dúvidas de como ter acesso a essa aposentadoria do INSS. Veja a seguir nesta matéria como ter acesso então a aposentadoria por idade urbana.
Aposentadoria por idade urbana, o que aconteceu de mudanças?
Devido uma Emenda Constitucional número 103 de 13 de novembro de 2019, conhecida também como Reforma da Previdência, acabou mudando muitas regras para ter acesso à aposentadoria por idade urbana do INSS.
Desse modo, muitos brasileiros acabam ficando perdidos sobre como ter acesso então a essa aposentadoria. Para os brasileiros que já faziam parte do Regime Geral da Previdência Social antes dessa Reforma da Previdência, foi criada então regras de transição, dessa forma esses brasileiros acabaram não sendo prejudicados.
Porém, dos novos brasileiros que passaram a fazer parte do Regime Geral da Previdência Social a partir de 13 de novembro de 2019, ocorreu então mudanças para ter acesso à aposentadoria por idade urbana.
Veja a seguir como funciona então as novas regras de transição para aqueles que já faziam parte do Regime geral da Previdência Social antes dessa reforma da Previdência
Regras de transição da aposentadoria por idade urbana:
Para os brasileiros que faziam parte então já do regime geral da Previdência Social antes da reforma da Previdência ocorrida em 13 de novembro de 2019, foram criadas regras de transição. Desse modo, os homens devem ter no mínimo 65 anos e as mulheres no mínimo 60 anos de idade o tempo de contribuição, deve ser então no mínimo de 15 anos para ambos e a carência de 180 meses de contribuição.
Leia: R$ 30 Mil De Indenização Pago Pelo Serasa: Confira agora A Lista De Nomes A Receber Aqui mesmo
No caso da idade da mulher o que ocorreu foi que deve ser então acrescido seis meses na idade a cada ano até acumular então 62 anos em 1º / 01 / 2020.
Ano | Idade exigida para a mulher |
Até 31/12/2019 | 60 anos |
De 01/01/2020 até 31/12/2020 | 60,5 anos |
De 01/01/2021 até 31/12/2021 | 61 anos |
De 01/01/2022 até 31/12/2022 | 61,5 anos |
A partir de 01/01/2023 em diante | 62 anos |
Como solicitar a aposentadoria por idade Urbana do INSS
Para você então solicitar a aposentadoria por idade urbana do INSS, você deve acessar então a plataforma Meu INSS disponível então pelo App Store ou pela Play Store. Caso não deseja então instalar o aplicativo você pode acessar então pelo seu computador ou notebook.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Ao acessar a plataforma Meu INSS, informe seus dados pessoais fazendo então o login pelo cadastro do gov.br. Após ter feito o login, você deve achar a lacuna dizendo novo pedido, caso você não encontrou você pode então procurar no menu de procura digitando idade assim você pode então selecionar o seu benefício desejado
Após ter feito todos os passos, você previamente comunicado se deve então fornecer alguma informação específica presencialmente no INSS ou não.
No caso de acompanhar o seu pedido você pode então somente clicar na lacuna consultar pedido e assim ficar por dentro se seu pedido já foi aceito, negado ou se deve fornecer mais alguma informação.
Quais documentos são necessários para solicitar meu benefício do INSS
Já para você solicitar o seu benefício do INSS deve ter então a procuração ou termo de representação legal, tendo documento que identifica com foto e CPF do procurador se for o caso.
Além disso, precisa também ter seus documentos de identificação com foto e documentos que comprovem então ao vínculo previdenciário, como por exemplo a carteira de trabalho. Além desses, documentos você pode também anexar outros documentos que comprovem.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!