Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Redução de taxa de juros em empréstimos consignados para beneficiários do INSS

Taxa de juros dos consignados foi reduzida. Descubra os novos valores agora mesmo.

0

Redução na taxa de juros de empréstimos consignados a beneficiários do INSS alegra aposentados e pensionistas. Em decisão importante na tarde de quinta-feira (11), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução na taxa de juros. Portanto, uma nova porcentagem beneficiará as negociações. Veja mais.

Qual a nova taxa de juros dos consignados

Taxa de  juros tem nova queda e impacta empréstimo consignado.
Taxa de juros tem nova queda e impacta empréstimo consignado.(Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

O teto, que era de 1,80% ao mês para os empréstimos consignados (modalidade mais comum), passará para 1,76%. Mas para empréstimos feitos através de cartão de crédito consignado, cuja taxa atual é de 2,67% ao mês, a redução será para 2,61%.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Implementação da nova taxa

Essa nova taxa de juros terá divulgação no prazo de oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União. Afinal, a implementação adiou-se a pedido dos bancos, que normalmente pediriam um prazo de cinco dias úteis.

Leia maisAposentadoria 2024: Novidades, Previsões e Conselhos para Aposentados

Objetivo da redução da taxa de juros

Segundo o governo, o objetivo dessas novas taxas é seguir os cortes na taxa Selic, promovidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O ministério defende que o teto do consignado deve cair proporcionalmente à redução da Selic. Portanto, percebeu-se uma queda da Selic em dezembro que ainda não havia refletido no teto do consignado do INSS.

Leia maisReajuste da Aposentadoria em 2024: Saiba o impacto do novo salário mínimo!

Oposição dos bancos

Os bancos se opõem a essa ideia, argumentando que a taxa básica da economia não representa o custo de captação das instituições que operam nessa modalidade. Defendem que o cálculo do teto de juros deveria levar em consideração a variação dos juros futuros com vencimento em dois anos, que seria equivalente ao custo de captação da modalidade.

Leia maisCalendário FGTS 2024: Saiba como realizar o saque-aniversário e suas implicações!

Proposta de debater o tema

O representante das instituições financeiras propôs ao CNPS que o tema fosse discutido no grupo técnico do conselho que trata desse assunto. Mas, se for possível, com a participação do Banco Central e do Ministério da Fazenda, para reavaliar a metodologia que vem sendo usada para reduzir o teto do consignado.

Efeitos para os bancos

O representante dos bancos alertou que os juros futuros já incorporaram as quedas previstas para a Selic neste ano. Por isso, devem permanecer estáveis ou em queda durante este ano. Novas reduções no teto do consignado vão pressionar a margem dos bancos, o que poderia resultar em uma redução da oferta do produto.

Veja Também:

NOVO 14 salario 2024 no SENADO FEDERAL! APOSENTADOS e PENSIONISTAS vão RECEBER? VEJA AGORA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.