Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS bloqueado: mais de 4 milhões podem ter benefício bloqueado; Entenda

INSS está entrando em contato com mais de 4 milhões de beneficiários para fazerem a prova de vida e evitem corte no benefício.

0

INSS está entrando em contato com milhões de beneficiários para solicitar que estes realizem a prova de vida em tempo hábil para não haver corte em benefício previdenciário! Dessa forma, o grande motivo é a falta de prova de vida desses aposentados e pensionistas que não realizam o procedimento há cerca de um ano! 

Além disso, o instituto ainda informou que 4 milhões de cidadãos necessitam realizar o procedimento nos próximos 60 dias se quiserem manter o benefício intacto! Confira a seguir mais detalhes da matéria!

INSS notifica 4,3 milhões aposentados e pensionistas

INSS emite alerta para realização de prova de vida! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
INSS emite alerta para realização de prova de vida! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida, a fim de comprovar que estão vivos. Desde 2023, o INSS passou a realizar a prova de vida por meio de verificação de cruzamento de informações, utilizando dados de outros órgãos do governo (veja abaixo uma lista com ações que o INSS considera para a prova de vida).

Leia mais: Aposentadoria por Idade Urbana: Como funciona e como requerer

No entanto, o instituto não conseguiu localizar 4,3 milhões de beneficiários do INSS nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março em nenhuma base de dados. Por essa razão, esses beneficiários estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou mediante notificação bancária.

O INSS destaca que, se a prova de vida não for realizada dentro de 60 dias após a notificação, pode haver corte no benefício previdenciário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Formas de comprovação

O instituto aceita uma ou mais ações dentre as listadas a seguir para validar o procedimento da prova de vida.

  • acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
  • realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
  • atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

O que fazer quando o INSS cortar benefício?

Por fim, os beneficiário do INSS tem o direito de recorrer à decisão do instituto se o órgão identificar alguma irregularidade e suspender os pagamentos. Nesse caso, o beneficiário deve apresentar a contestação por meio de um processo administrativo ou, se julgar necessário, por meio de uma ação judicial.

Leia mais: Como Emitir Carta de Concessão de Benefício do INSS? Entenda como funciona e porque utilizar este serviço

Lembrando que para evitar o transtorno é super importante manter os dados cadastrais atualizados por meio do app Meu INSS, e lembrar de realizar sempre a prova de vida no mês de aniversário!

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em FEVEREIRO de 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.