Evite transtornos com atrasos no comparecimento à agência do INSS: saiba como se organizar se tiver um serviço agendado!
Veja como não ter transtorno no atendimento da agência do INSS.
A agência do INSS recebem milhares de beneficiários diariamente. Portanto, os agendamentos com horário marcado para os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são fundamentais para evitar contratempos e garantir a eficiência no processo de concessão de benefícios.
Em casos de atrasos por parte dos segurados, o INSS estabelece uma tolerância máxima de 15 minutos após o horário agendado. Veja mais sobre.
Direito de atraso no atendimento da agência do INSS

De acordo com a Portaria 982 da Diretoria de Benefícios (Dirben) do INSS, datada de 22 de fevereiro de 2022, o segurado tem o direito a essa tolerância de 15 minutos para a emissão de senha de serviços agendados. Contudo, deve o horário de funcionamento das agências. Essa regulamentação abrange todos os atendimentos nas agências da Previdência.
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Entretanto, é importante ressaltar que essa regra não se aplica aos atendimentos de perícia médica. Portanto, em tais casos, a Portaria 2.937, de 21 de setembro de 2022, determina que os requerentes terão tolerância de 15 minutos de atraso, visando não prejudicar o fluxo de atendimento das demais perícias médicas de atendimento presencial.
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Evite transtornos
Fernando Mascarenhas, gerente-executivo da Gerência Executiva Petrópolis do INSS, destaca os transtornos que podem ocorrer caso o segurado perca a hora marcada para o serviço agendado. Se o segurado se atrasar para uma perícia médica, por exemplo, a Data de Entrada de Requerimento (DER) para o benefício por incapacidade será considerada como o dia do agendamento inicial.
No entanto, se perder o atendimento, constará no sistema do INSS como “não comparecimento”. Portanto, deve-se fazer um novo requerimento, sem direito ao período entre os agendamentos para realizar algum serviço de benefício do INSS.
Mascarenhas ressalta a importância de evitar esses transtornos, incentivando os segurados a saírem de casa com antecedência e com todos os documentos necessários para o atendimento. Os agendamentos devem ser pela internet, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135.
Portanto, evitar atrasos é fundamental para garantir a eficiência e a agilidade nos serviços prestados pelo INSS, evitando prejuízos e transtornos para os segurados.
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