Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Evite transtornos com atrasos no comparecimento à agência do INSS: saiba como se organizar se tiver um serviço agendado!

Veja como não ter transtorno no atendimento da agência do INSS.

0

A agência do INSS recebem milhares de beneficiários diariamente. Portanto, os agendamentos com horário marcado para os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são fundamentais para evitar contratempos e garantir a eficiência no processo de concessão de benefícios.

Em casos de atrasos por parte dos segurados, o INSS estabelece uma tolerância máxima de 15 minutos após o horário agendado. Veja mais sobre.

Direito de atraso no atendimento da agência do INSS

É direito do segurado o atraso em 15 minutos no atendimento da agência do INSS
É direito do segurado o atraso em 15 minutos no atendimento da agência do INSS (Fonte: Reprodução Google)

De acordo com a Portaria 982 da Diretoria de Benefícios (Dirben) do INSS, datada de 22 de fevereiro de 2022, o segurado tem o direito a essa tolerância de 15 minutos para a emissão de senha de serviços agendados. Contudo, deve o horário de funcionamento das agências. Essa regulamentação abrange todos os atendimentos nas agências da Previdência.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Entretanto, é importante ressaltar que essa regra não se aplica aos atendimentos de perícia médica. Portanto, em tais casos, a Portaria 2.937, de 21 de setembro de 2022, determina que os requerentes terão tolerância de 15 minutos de atraso, visando não prejudicar o fluxo de atendimento das demais perícias médicas de atendimento presencial.

Leia mais: Benefício do Vale Gás volta a ser pago em fevereiro – Confira calendário

Evite transtornos

Fernando Mascarenhas, gerente-executivo da Gerência Executiva Petrópolis do INSS, destaca os transtornos que podem ocorrer caso o segurado perca a hora marcada para o serviço agendado. Se o segurado se atrasar para uma perícia médica, por exemplo, a Data de Entrada de Requerimento (DER) para o benefício por incapacidade será considerada como o dia do agendamento inicial.

No entanto, se perder o atendimento, constará no sistema do INSS como “não comparecimento”. Portanto, deve-se fazer um novo requerimento, sem direito ao período entre os agendamentos para realizar algum serviço de benefício do INSS.

Leia mais: Oficial: Bancos serão obrigados a pagar 10% de multa para beneficiários do INSS por consignado indevido

Mascarenhas ressalta a importância de evitar esses transtornos, incentivando os segurados a saírem de casa com antecedência e com todos os documentos necessários para o atendimento. Os agendamentos devem ser pela internet, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135.

Portanto, evitar atrasos é fundamental para garantir a eficiência e a agilidade nos serviços prestados pelo INSS, evitando prejuízos e transtornos para os segurados.

Leia mais: SAIBA AGORA: Cortes no INSS – Confira a Lista Completa Aqui!

Veja Também:

TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.