Oficial: Bancos serão obrigados a pagar 10% de multa para beneficiários do INSS por consignado indevido
Bancos pagam multa por empréstimo indevido feito em nome de aposentados e pensionistas do INSS
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou um projeto de lei que estabelece multa por empréstimo indevido para bancos que concederem crédito consignado sem a autorização de servidores públicos ou beneficiários do INSS. Portanto, o projeto, de número PL 4.089/2023, prevê que a multa, equivalente a 10% do valor que depositou indevidamente, será automaticamente para o cliente. O texto recebeu relatório favorável do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS).
Paim destacou que a aplicação da multa é mais uma medida contra instituições fraudulentas. Afinal, visa combater o endividamento excessivo, especialmente entre aposentados.
Segundo o senador, o delito de crédito consignado sem autorização leva a um endividamento excessivo, principalmente entre os aposentados. Portanto, o projeto busca somar-se à legislação existente que combate práticas lesivas, como o Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa por empréstimo indevido e devolução em dobro de juros e encargos cobrados em operações não autorizadas. Entenda.
Comprovação de Engano em Consignado gera multa por empréstimo indevido
O projeto aprovado inclui medidas para proteger beneficiários do INSS e servidores públicos contra empréstimos consignados indevidos. Segundo o substitutivo da relatora, esses beneficiários terão um prazo de 60 dias, a partir do recebimento dos valores, para solicitar à instituição financeira a devolução dos mesmos. Portanto, para isso, basta usar qualquer canal oficial de comunicação da empresa.
Leia mais: SAIBA AGORA: Cortes no INSS – Confira a Lista Completa Aqui!
Caso a solicitação seja dentro do prazo em pauta, a instituição financeira terá 45 dias para comprovar um engano justificável ou fraude. Porém, caso não consiga provar, estará sujeita ao pagamento de multa ao consumidor.
A deputada Laura Carneiro destacou a importância dessa medida para proteger os idosos e outros grupos vulneráveis, citando que os Procons recebem cerca de seis queixas por dia de aposentados que contraem empréstimos consignados no Brasil.
Leia mais: INSS começa a pagar benefícios de 2024 com salário mínimo reajustado para R$1.412,00
Contratações Apenas com Consentimento ou multa por empréstimo indevido
Nas contratações realizadas por meios remotos, o projeto determina que a instituição financeira adote tecnologias que garantam a confirmação da identidade do servidor ou beneficiário do INSS, assim como seu consentimento para a operação. Isso pode ser por meio de tecnologias como reconhecimento biométrico, acesso autenticado ou dupla confirmação.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Empréstimo “Presencial” e Disposições do Estatuto da Pessoa Idosa
O texto também inclui uma disposição no Estatuto da Pessoa Idosa para considerar discriminatórias as exigências que não se aplicam a outros públicos, como o comparecimento pessoal em agências ou instalações. Essa medida visa a proteger os idosos, garantindo que eles não sejam prejudicados por requisitos específicos que não são aplicados a outros grupos.
Leia mais: Grande Novidade: 13º Salário com Aumento para Todos – Veja o Calendário de Pagamentos!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!