Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Aposentadoria para portadores de esquizofrenia: entenda seus direitos e benefícios do INSS

Os portadores de esquizofrenia podem solicitar diversos benefícios previdenciários. Confira quais são eles!

0

Especialistas esclarecem direitos de aposentadoria para portadores de esquizofrenia. Na maioria das vezes, a esquizofrenia e aposentadoria por invalidez estão intimamente ligadas.

Frequentemente, os sintomas como pensamentos e alucinações distorcidas e perda do controle mental e físico resultam em incapacidade para o trabalho, tornando a aposentadoria por invalidez muitas vezes a única opção de subsistência para o portador dessa doença mental crônica e incurável.

Confira mais informações sobre aposentadoria para portadores de esquizofrenia.

Tipos de benefícios do INSS para quem tem esquizofrenia

Portadores de esquizofrenia podem solicitar diversos benefícios do INSS (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)
Portadores de esquizofrenia podem solicitar diversos benefícios do INSS (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

Os portadores de esquizofrenia têm direito aos seguintes benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

Leia mais: Ministro da Previdência promete reduzir tempo de espera na fila do INSS para 30 dias até 2024

Aposentadoria por invalidez

Se a esquizofrenia resulta em incapacidade permanente para o trabalho, a pessoa pode se aposentar por invalidez. Contudo, é necessário ter contribuído para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses.

Benefício assistencial BPC – LOAS

Este benefício concede-se para pessoas de baixa renda, incluindo portadores de esquizofrenia. Para solicitar, é necessário renda familiar igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, ter inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e passar por uma avaliação social da residência.

Auxílio-doença

Também disponível para quem sofre de esquizofrenia, o auxílio-doença é um benefício destinado a trabalhadores temporariamente incapacitados para exercer suas atividades habituais.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Requisitos para solicitar benefícios do INSS por esquizofrenia

Para solicitar qualquer um desses benefícios, é preciso comprovar a condição de esquizofrênico por meio de um atestado médico, o qual deve detalhar o grau de severidade da doença e os tratamentos e medicações utilizados.

Leia mais: Idosos já podem solicitar a Isenção do IPTU 2024 – Veja como solicitar

Além disso, é preciso comprovar que a pessoa necessita da ajuda de um terceiro para realizar atividades básicas.

Dicas para conceder o benefício previdenciário

Para aumentar as chances de sucesso na obtenção do benefício previdenciário, sugere-se: levar prontuários médicos que demonstrem o início da doença, receitas com os medicamentos utilizadas, estar em tratamento médico constante e declarar no requerimento de perícia a necessidade de acompanhante no dia-a-dia.

Leia mais: Aposentados podem ter reajuste de 25% no salário – Veja agora quem está incluído! 

Valores atuais da aposentadoria para quem sofre de esquizofrenia

O cálculo se baseia na média salarial do segurado e varia de acordo com o tempo de contribuição. Podendo chegar a 100% da média para quem contribuiu por tempo suficiente. O valor mínimo da aposentadoria por esquizofrenia é de um salário mínimo atual (R$ 1.412,00).

Leia mais: Entenda as Diferenças entre Pensão e Aposentadoria do INSS – Regras e Direitos

Se o pedido de aposentadoria por invalidez for indeferido, o portador de esquizofrenia tem o direito de recorrer à justiça e passar por uma nova perícia com um médico escolhido pelo juiz. Nesse caso, é recomendável buscar orientações de um advogado especialista na área previdenciária.

E em casos onde o portador de esquizofrenia nunca contribuiu para a previdência?

Caso o portador de esquizofrenia nunca tenha contribuído para a previdência, ele poderá recorrer ao benefício assistencial (LOAS), desde que comprove estar em um grupo familiar de baixa renda. Em conclusão, a esquizofrenia é uma doença grave que muitas vezes impede o portador de ter uma vida normal, inclusive no que diz respeito à atividade laboral.

Leia mais: Abono Salarial PIS 2024: Calendário de Pagamentos Agora Acessível!

Dessa forma, conhecer os direitos previdenciários relacionados a essa doença é fundamental para garantir um amparo financeiro para os portadores dessa patologia e seus familiares.

Veja Também:

NOVOS VALORES 2024 INSS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.