Entenda as Diferenças entre Pensão e Aposentadoria do INSS – Regras e Direitos
Benefícios previdenciários possuem suas diferenças na hora da concessão. Confira as principais diferenças entre pensão e aposentadoria!
Há diferenças significativas entre a pensão e a aposentadoria do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gere uma variedade de benefícios para o povo brasileiro, incluindo pensões e aposentadorias.
No entanto, cada tipo de benefício tem suas particularidades, desde regras específicas a direitos diferenciados.
Por isso, confira quais são as principais diferenças abaixo.
Confira mais informações sobre a diferença entre pensão e aposentadoria
Em resumo, no caso da aposentadoria, existem três categorias principais: aposentadoria por idade, concedida as mulheres aos 60 anos e a homens aos 65; aposentadoria por tempo de contribuição, para homens que trabalharam por pelo menos 35 anos e mulheres que trabalharam por pelo menos 30; e aposentadoria por invalidez, destinada a trabalhadores que se tornam permanentemente incapacitados para o trabalho.
Leia mais: Justiça libera precatórios para Aposentados e Pensionistas do INSS – Veja como sacar agora mesmo
Já a pensão por morte concede-se quando um segurado do INSS falece e deixa dependentes. Os dependentes são divididos em três categorias: dependente de primeiro grau (cônjuge ou filho menor de 21 anos ou incapaz), de segundo grau (pais) e de terceiro grau (irmão não emancipado, menor de 21 anos ou incapaz).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Diferença do tempo de contribuição
Existe também uma diferença significativa quando se trata do tempo de contribuição necessário para cada benefício. Para a pensão por morte, o caráter é de 18 meses de contribuição, enquanto para a aposentadoria é requerido pelo menos 180 contribuições mensais, a exceção é a aposentadoria por invalidez.
Leia mais: Regras para Aposentadoria em 2024: Entenda as Mudanças e Prepare-se para o Futuro
É válido ressaltar que, atualmente, certos cidadãos estão simultaneamente enquadrados como pensionistas e aposentados do INSS. Por exemplo, uma mulher aposentada pode recorrer à pensão por morte do marido ou, caso ela se case novamente, ao benefício da aposentadoria do segundo cônjuge. No entanto, não pode acumular duas pensões.
Os beneficiários de ambos os tipos de benefícios devem completar anualmente o procedimento de comprovação de vida para evitar a suspensão de seus pagamentos.
INSS
O INSS criado pela fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), atende a mais de 40 milhões de contribuintes, com 18 mil servidores ativos distribuídos em todo o país.
Leia mais: Quando começa a ser pago o Novo Valor do Salário para os Aposentados? Veja os detalhes agora mesmo
Neste sentido, o Instituto sugere que os destinatários de seus benefícios busquem consultoria de especialistas em previdência para garantir que estão cientes de todos os seus direitos e obrigações.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!