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Acesso ao Meu INSS em 2024: Como Cadastrar-se, Consultar e Fazer Login de Forma Fácil!

Descubra a seguir como usar facilmente a plataforma do governo! Muitos serviços disponíveis para os beneficiários.

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O Instituto Nacional do Seguro Social desenvolveu uma plataforma que oferece aos segurados da Previdência Social uma solução prática e conveniente! A plataforma Meu INSS se destaca neste ano de 2024 por agilizar procedimentos que antes eram realizados nas agências físicas, economizando tempo e esforço dos segurados.

Através do site ou app, os beneficiários podem acessar extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida e aproveitar diversos outros serviços, todos de forma gratuita. Abaixo, confira um guia completo sobre como usar o Meu INSS, permitindo o acesso às funcionalidades oferecidas por essa plataforma. Continue conosco e saiba mais!

Serviços disponíveis na plataforma do Meu INSS

Entenda como acessar e usar a plataforma Meu INSS em 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).
Entenda como acessar e usar a plataforma Meu INSS em 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Em primeiro lugar, na plataforma Meu INSS atualmente em 2024 é possível encontrar mais de 90 serviços que facilitam a vida do cidadão. 

Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma:

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  • Alterar dados cadastrais do INSS;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Atualização de dependentes para Imposto de Renda;
  • Cadastrar declaração de cárcere/reclusão;
  • Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Carteira de descontos Meu INSS+;
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);
  • Cessação de benefício por óbito;
  • Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Consulta de benefícios;
  • Consultar taxa de juros dos bancos em empréstimo e cartão de crédito consignado;
  • Declaração de atividade;
  • Desistência de benefício;
  • Prova de vida;
  • Recurso e revisão;
  • Reativar benefício;
  • Reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade;
  • Solicitar aposentadoria por Idade;
  • Solicitar aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Solicitar aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Solicitar auxílios;
  • Solicitar benefícios assistenciais;
  • Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Solicitar pensão por morte;
  • Solicitar salário-maternidade;
  • Solicitar aposentadoria;
  • Simular aposentadorias.

Importante: Se tiver dúvida quanto a algum serviço não listado acima, basta usar a barra de busca e digitar o serviço desejado.

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Como entrar no Meu INSS?

Desde junho de 2024, a plataforma Meu INSS mudou a forma de acesso tanto pelo site quanto pelo app para proporcionar maior segurança de dados para os cidadãos! Todavia, acessar a plataforma, ainda é muito simples. Basta ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo.

O login ocorre através da senha cadastrada no gov.br, pela biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.

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Confira como acessar o portal Meu INSS pelo site e pelo aplicativo: 

  • Pelo site do INSS
  • Acesse o site oficial do Meu INSS;
  • Aperte a opção “Entrar com gov.br”;
  • Na nova tela que abrir, digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
  • Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
  • Na página inicial aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.

Pelo aplicativo do Meu INSS:

  • Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
  • Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
  • Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
  • Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”
  • Perdi a senha do Meu INSS, e agora?

Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, não se preocupe, é possível recuperá-la de forma bem simples!

Para recuperar basta clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. Após, escolha uma das opções para gerar uma nova senha.

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É possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e também pelo internet banking dos bancos autorizados.

Como fazer o cadastro no Meu INSS pelo CPF?

Por fim, como vimos anteriormente, o acesso ao Meu INSS está atrelado ao portal do governo Gov.Br. Assim, para realizar o cadastro no Meu INSS em 2024, basta acessar o portal, informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS, para isso tenha em mãos sua Carteira de Trabalho.

Veja o passo a passo para realizar o cadastro no Meu INSS com CPF:

  • Acesse o site ou aplicativo Gov.br;
  • Clique em “Entrar com gov.br”, digite seu CPF e “Continuar”;
  • A partir disso o site apresentará as opções de validação do CPF;
  • Selecione a opção “Número do CPF”.

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Nessa etapa será necessário preencher dados como:

  • Número do seu CPF;
  • Nome completo;
  • Data e local onde nasceu;
  • Nome completo da mãe;
  • E-mail e número de telefone celular;
  • Dados dos seus vínculos de emprego;
  • Eventuais benefícios recebidos;
  • Contribuições já realizadas.

Dessa forma, após preencher seus dados será possível criar sua senha no gov.br, que permitirá o acesso ao Meu INSS através do CPF. Vale ressaltar que o processo para análise da solicitação de um novo benefício é até 45 dias!

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