Acesso ao Meu INSS em 2024: Como Cadastrar-se, Consultar e Fazer Login de Forma Fácil!
Descubra a seguir como usar facilmente a plataforma do governo! Muitos serviços disponíveis para os beneficiários.
O Instituto Nacional do Seguro Social desenvolveu uma plataforma que oferece aos segurados da Previdência Social uma solução prática e conveniente! A plataforma Meu INSS se destaca neste ano de 2024 por agilizar procedimentos que antes eram realizados nas agências físicas, economizando tempo e esforço dos segurados.
Através do site ou app, os beneficiários podem acessar extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida e aproveitar diversos outros serviços, todos de forma gratuita. Abaixo, confira um guia completo sobre como usar o Meu INSS, permitindo o acesso às funcionalidades oferecidas por essa plataforma. Continue conosco e saiba mais!
Serviços disponíveis na plataforma do Meu INSS
Em primeiro lugar, na plataforma Meu INSS atualmente em 2024 é possível encontrar mais de 90 serviços que facilitam a vida do cidadão.
Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma:
- Alterar dados cadastrais do INSS;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Atualização de dependentes para Imposto de Renda;
- Cadastrar declaração de cárcere/reclusão;
- Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal;
- Cadastrar ou renovar representante legal;
- Carteira de descontos Meu INSS+;
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);
- Cessação de benefício por óbito;
- Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
- Consulta de benefícios;
- Consultar taxa de juros dos bancos em empréstimo e cartão de crédito consignado;
- Declaração de atividade;
- Desistência de benefício;
- Prova de vida;
- Recurso e revisão;
- Reativar benefício;
- Reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade;
- Solicitar aposentadoria por Idade;
- Solicitar aposentadoria por incapacidade permanente;
- Solicitar aposentadoria por tempo de contribuição;
- Solicitar auxílios;
- Solicitar benefícios assistenciais;
- Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Solicitar pensão por morte;
- Solicitar salário-maternidade;
- Solicitar aposentadoria;
- Simular aposentadorias.
Importante: Se tiver dúvida quanto a algum serviço não listado acima, basta usar a barra de busca e digitar o serviço desejado.
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Como entrar no Meu INSS?
Desde junho de 2024, a plataforma Meu INSS mudou a forma de acesso tanto pelo site quanto pelo app para proporcionar maior segurança de dados para os cidadãos! Todavia, acessar a plataforma, ainda é muito simples. Basta ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo.
O login ocorre através da senha cadastrada no gov.br, pela biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.
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Confira como acessar o portal Meu INSS pelo site e pelo aplicativo:
- Pelo site do INSS
- Acesse o site oficial do Meu INSS;
- Aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Na nova tela que abrir, digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na página inicial aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.
Pelo aplicativo do Meu INSS:
- Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”
- Perdi a senha do Meu INSS, e agora?
Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, não se preocupe, é possível recuperá-la de forma bem simples!
Para recuperar basta clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. Após, escolha uma das opções para gerar uma nova senha.
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É possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e também pelo internet banking dos bancos autorizados.
Como fazer o cadastro no Meu INSS pelo CPF?
Por fim, como vimos anteriormente, o acesso ao Meu INSS está atrelado ao portal do governo Gov.Br. Assim, para realizar o cadastro no Meu INSS em 2024, basta acessar o portal, informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS, para isso tenha em mãos sua Carteira de Trabalho.
Veja o passo a passo para realizar o cadastro no Meu INSS com CPF:
- Acesse o site ou aplicativo Gov.br;
- Clique em “Entrar com gov.br”, digite seu CPF e “Continuar”;
- A partir disso o site apresentará as opções de validação do CPF;
- Selecione a opção “Número do CPF”.
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Nessa etapa será necessário preencher dados como:
- Número do seu CPF;
- Nome completo;
- Data e local onde nasceu;
- Nome completo da mãe;
- E-mail e número de telefone celular;
- Dados dos seus vínculos de emprego;
- Eventuais benefícios recebidos;
- Contribuições já realizadas.
Dessa forma, após preencher seus dados será possível criar sua senha no gov.br, que permitirá o acesso ao Meu INSS através do CPF. Vale ressaltar que o processo para análise da solicitação de um novo benefício é até 45 dias!
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