Governo anunciou estratégia para fiscalizar o Bolsa Família e CadÚnico- Confira como isso impacta o programa
Governo cria nova estratégia para fiscalizar o Bolsa Família e Cadúnico.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) aprovou um plano para orientar a fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A medida — que já se encontra presente no Diário Oficial da União do dia 18 — prevê oito ações que serão implementadas, bem como a criação de dois grupos técnicos. Confira a seguir mais detalhes da notícia.
Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único
Em primeiro lugar, estão sendo construídas medidas para:
- o plano de comunicação da rede de fiscalização;
- a aplicação de uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco;
- criação de uma proposta para melhoria da base de dados;
- avaliação dos termos de adesão aos programas sociais;
- instituição de um cronograma de auditorias;
- tratamento e a comunicação aos órgãos de controle dos casos de irregularidade identificados;
- implementação de um fluxo de denúncias;
- e a implantação de uma comunicação externa para informar outras instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.
Leia mais: Lula mudou a folha de pagamentos dos aposentados em 2024- Confira como isso te impacta
Segundo o documento, a previsão é que as medidas entrem em vigor ainda neste ano de 2024. Mas o plano deverá servir como “um instrumento de planejamento e aprimoramento contínuo”, visando melhorar a qualidade das informações e da fiscalização. Além de, é claro, de prevenir fraudes nos programas sociais.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Rede federal
O novo plano de ação resulta do trabalho da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico, que nasceu em junho de 2023 (Lei 14.601/23). Além disso, tem como membros integrantes do MDS, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União.
Leia mais: INSS libera novos benefícios a partir do dia 22- Confira a data em que você pode receber
Assim, a lei que criou a rede veio de uma medida provisória que também reformulou os critérios de concessão do Programa Bolsa Família.
Segundo o governo, a revisão se tornou necessária após o Tribunal de Contas da União apontar “divergências de renda e de composição familiar, além de falta de atualização e inconsistência de dados”. Após a análise da política de transferência de renda federal que ocorria na gestão anterior.
Distorções
Por fim, o CadÚnico também teve de ser reestruturado após um acordo judicial, que resultou de uma ação movida pela Defensoria Pública da União, em 2020. Na época, ação questionou a desestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e distorções no cadastro que dava acesso a mais de 30 programas sociais do governo federal.
Leia mais: Bolsa Família liberou mais um lote de pagamentos HOJE (19/03) – Veja quem está na lista para receber
Veja Também: Nem todos vão receber o pagamento do 13° salário!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!