Saiba COMO consultar o BPC/LOAS pelo CPF agora mesmo!
Consulte o seu benefício BPC através das diversas maneiras disponíveis!
Entre os benefícios oferecidos pelo INSS, está o BPC, Benefício de Prestação Continuada, que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Neste texto, abordaremos como consultar o BPC pelo CPF utilizando o aplicativo Meu INSS e o passo a passo para verificar o status de aprovação.
O que é BPC?

O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, é um auxílio concedido a pessoas que enfrentam dificuldades para participar plenamente da sociedade, devido a impedimentos intelectuais, sensoriais ou físicos.
Esse benefício também abrange cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, desde que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou inferior a ¼ do salário mínimo. Importante ressaltar que o BPC não se trata de uma aposentadoria, pois não requer contribuições ao INSS.
Leia mais: Novidade no caso 123 Milhas – Confira agora
Por essa razão, o BPC difere dos benefícios previdenciários, uma vez que não inclui o pagamento do décimo terceiro salário e não contempla pensão por morte.
Portanto, este é um auxílio oferecido pelo Governo Federal, destinado a essa parcela da sociedade, garantindo o direito a receber um salário e ter uma vida minimamente confortável.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
LOAS e BPC são o mesmo?
Para começar, vamos esclarecer o significado da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).
A LOAS consiste em um conjunto de normas que compõem a legislação geral de assistência social em nível nacional. Essa lei regula, inclusive, o BPC e quem tem direito a esse benefício.
Leia mais: Como Solicitar Cópia de Processo no INSS? Saiba agora
Falando sobre o BPC, agora que compreendemos o papel da LOAS, é importante destacar algumas das regras para se qualificar para o benefício, incluindo:
- Destinado a pessoas de baixa renda;
- Indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos;
- Pessoas com limitações mentais, físicas ou sensoriais de qualquer idade.
Como consultar o benefício BPC pelo Meu INSS?
Após solicitar o BPC, você pode verificar a disponibilidade do benefício para suas condições por meio do aplicativo do INSS, o Meu INSS, permitindo a consulta de forma remota.
Para acessar informações e o status do BPC, basta entrar no Meu INSS, fazer login e clicar em “Meus Benefícios”.
Leia mais: INSS anuncia novidade que deixa quem espera por benefício feliz – Veja agora
No aplicativo do Meu INSS, também é possível:
- Acompanhar o progresso das solicitações;
- Agendar avaliações médicas e sociais;
- Enviar e receber documentos.
Como consultar BPC pelo telefone 135
Se você já possui cadastro, é possível consultar o BPC pelo telefone 135 (Central de Atendimento da Previdência Social) ou pelo site da Previdência, fornecendo o seu CPF. A ligação é gratuita quando realizada por telefone fixo.
Leia mais: Como emitir carteira de beneficiário do INSS? Entenda o passo a passo
Consulta do BPC por nome
Você também pode realizar a pesquisa através do Portal da Transparência para consultar o BPC, basta informar o nome do cidadão ou utilizar filtros que contêm informações pessoais do beneficiário.
Como solicitar o BPC?
Por fim, você pode solicitar o benefício através do Meu INSS. Basta acessar o aplicativo ou o site, selecionar a opção “Novo pedido”, em seguida procurar por “benefício assistencial”, escolher o benefício BPC e seguir as instruções que aparecem na tela.
Além disso, o cidadão pode buscar informações sobre o benefício no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Leia mais: Caixa libera SAQUE EXTRA para Este Grupo – Veja quem tem direito e como sacar
É importante ressaltar que o acesso ao BPC só é possível se a família estiver cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico). Pois é por meio desse cadastro que o órgão realizará a verificação de toda a documentação do requerente e de sua família.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!