Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Saiba COMO consultar o BPC/LOAS pelo CPF agora mesmo!

Consulte o seu benefício BPC através das diversas maneiras disponíveis!

0

Entre os benefícios oferecidos pelo INSS, está o BPC, Benefício de Prestação Continuada, que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Neste texto, abordaremos como consultar o BPC pelo CPF utilizando o aplicativo Meu INSS e o passo a passo para verificar o status de aprovação.

O que é BPC?

Descubra a seguir como consultar o BPC/LOAS pelo CPF. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
Descubra a seguir como consultar o BPC/LOAS pelo CPF. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, é um auxílio concedido a pessoas que enfrentam dificuldades para participar plenamente da sociedade, devido a impedimentos intelectuais, sensoriais ou físicos.

Esse benefício também abrange cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, desde que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou inferior a ¼ do salário mínimo. Importante ressaltar que o BPC não se trata de uma aposentadoria, pois não requer contribuições ao INSS.

Leia mais: Novidade no caso 123 Milhas – Confira agora

Por essa razão, o BPC difere dos benefícios previdenciários, uma vez que não inclui o pagamento do décimo terceiro salário e não contempla pensão por morte.

Portanto, este é um auxílio oferecido pelo Governo Federal, destinado a essa parcela da sociedade, garantindo o direito a receber um salário e ter uma vida minimamente confortável.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

LOAS e BPC são o mesmo?

Para começar, vamos esclarecer o significado da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).

A LOAS consiste em um conjunto de normas que compõem a legislação geral de assistência social em nível nacional. Essa lei regula, inclusive, o BPC e quem tem direito a esse benefício.

Leia mais: Como Solicitar Cópia de Processo no INSS? Saiba agora

Falando sobre o BPC, agora que compreendemos o papel da LOAS, é importante destacar algumas das regras para se qualificar para o benefício, incluindo:

  • Destinado a pessoas de baixa renda;
  • Indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Pessoas com limitações mentais, físicas ou sensoriais de qualquer idade.

Como consultar o benefício BPC pelo Meu INSS? 

Após solicitar o BPC, você pode verificar a disponibilidade do benefício para suas condições por meio do aplicativo do INSS, o Meu INSS, permitindo a consulta de forma remota.

Para acessar informações e o status do BPC, basta entrar no Meu INSS, fazer login e clicar em “Meus Benefícios”.

Leia mais: INSS anuncia novidade que deixa quem espera por benefício feliz – Veja agora

No aplicativo do Meu INSS, também é possível:

  • Acompanhar o progresso das solicitações;
  • Agendar avaliações médicas e sociais;
  • Enviar e receber documentos.

Como consultar BPC pelo telefone 135

Se você já possui cadastro, é possível consultar o BPC pelo telefone 135 (Central de Atendimento da Previdência Social) ou pelo site da Previdência, fornecendo o seu CPF. A ligação é gratuita quando realizada por telefone fixo.

Leia mais: Como emitir carteira de beneficiário do INSS? Entenda o passo a passo

Consulta do BPC por nome

Você também pode realizar a pesquisa através do Portal da Transparência para consultar o BPC, basta informar o nome do cidadão ou utilizar filtros que contêm informações pessoais do beneficiário.

Como solicitar o BPC?

Por fim, você pode solicitar o benefício através do Meu INSS. Basta acessar o aplicativo ou o site, selecionar a opção “Novo pedido”, em seguida procurar por “benefício assistencial”, escolher o benefício BPC e seguir as instruções que aparecem na tela.

Além disso, o cidadão pode buscar informações sobre o benefício no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Leia mais: Caixa libera SAQUE EXTRA para Este Grupo – Veja quem tem direito e como sacar

É importante ressaltar que o acesso ao BPC só é possível se a família estiver cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico). Pois é por meio desse cadastro que o órgão realizará a verificação de toda a documentação do requerente e de sua família.

Veja Também:

JOÃO FINANCEIRA ao VIVO REVELA 3 NOVIDADES para TODOS (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.