OFICIAL: Saiu EXCELENTE NOTÍCIA para quem se Aposentou antes de 2021 – Veja agora
Ótima notícia para aposentados e pensionistas! INSS suspende descontos indevidos de mensalidades associativas.
Uma conquista importante para os aposentados e pensionados do Brasil! A partir de maio de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá implementar uma medida que visa garantir mais segurança e transparência para os beneficiários, combatendo cobranças indevidas por parte de algumas entidades. Continue a leitura e saiba mais.
Por que o INSS está realizando suspensão de descontos de mensalidade associativa?

A decisão de suspender os descontos automáticos foi tomada pelo INSS em resposta às frequentes denúncias de cobranças indevidas por parte de associações e sindicatos.
Assim, em alguns casos, os descontos eram realizados sem o consentimento dos aposentados e pensionistas, gerando transtornos e prejuízos financeiros.
Leia mais: Atenção: ChatGPT tem 5 funções desconhecidas que você precisa descobrir!
Então, para garantir a segurança e a tranquilidade dos beneficiários, o INSS implementará um novo sistema de autorização para os descontos em folha de pagamento. Dessa forma, esse sistema contará com biometria e assinatura eletrônica, para que cada aposentado ou pensionista possa autorizar os descontos de forma consciente e segura.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como a suspensão dos descontos afetará os aposentados e pensionistas do INSS?
A suspensão dos descontos automáticos não significa que você não poderá mais se associar a entidades de sua escolha. Portanto, você terá total liberdade para escolher as entidades que deseja apoiar e usufruir dos benefícios oferecidos por elas.
Dessa maneira, a única mudança é que os descontos nas mensalidades não serão mais realizados automaticamente em sua folha de pagamento. Assim, para que os descontos sejam realizados, você precisará autorizá-los por meio do novo sistema da Dataprev.
O que fazer em caso de descontos não autorizados?
Se você notar algum desconto indevido em sua folha de pagamento, siga estas etapas:
- Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo) e faça login.
- Selecione “Serviços” e depois “Mais acessados“.
- No campo de busca, digite “Excluir mensalidade” e siga as instruções para solicitar a remoção do desconto.
Leia mais: Mulheres vítimas de violência terão sala especial no SUS – Governo confirmou
Ademais, você também pode entrar em contato diretamente com a entidade associativa para solicitar o cancelamento da mensalidade ou registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, caso haja suspeita de fraude.
Veja Também: SAIU SALVAÇÃO na FOLHA de PAGAMENTO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.