Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

OFICIAL: Saiu EXCELENTE NOTÍCIA para quem se Aposentou antes de 2021 – Veja agora

Ótima notícia para aposentados e pensionistas! INSS suspende descontos indevidos de mensalidades associativas.

0

Uma conquista importante para os aposentados e pensionados do Brasil! A partir de maio de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá implementar uma medida que visa garantir mais segurança e transparência para os beneficiários, combatendo cobranças indevidas por parte de algumas entidades. Continue a leitura e saiba mais.

Por que o INSS está realizando suspensão de descontos de mensalidade associativa?

Foto do edifício sede do Previdência Social. O prédio é espelhado e possui uma faixada azul onde está escrito 'Previdência Social'
Medida de suspensão dos descontos automáticos visa proteger beneficiários do INSS. (Fonte: Reprodução Shutterstock)

A decisão de suspender os descontos automáticos foi tomada pelo INSS em resposta às frequentes denúncias de cobranças indevidas por parte de associações e sindicatos. 

Assim, em alguns casos, os descontos eram realizados sem o consentimento dos aposentados e pensionistas, gerando transtornos e prejuízos financeiros.

Leia mais: Atenção: ChatGPT tem 5 funções desconhecidas que você precisa descobrir!

Então, para garantir a segurança e a tranquilidade dos beneficiários, o INSS implementará um novo sistema de autorização para os descontos em folha de pagamento. Dessa forma, esse sistema contará com biometria e assinatura eletrônica, para que cada aposentado ou pensionista possa autorizar os descontos de forma consciente e segura.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como a suspensão dos descontos afetará os aposentados e pensionistas do INSS?

A suspensão dos descontos automáticos não significa que você não poderá mais se associar a entidades de sua escolha. Portanto, você terá total liberdade para escolher as entidades que deseja apoiar e usufruir dos benefícios oferecidos por elas.

Leia mais: Lula pegou os aposentados de surpresa! Novo decreto altera as datas de pagamentos do INSS – Consulte agora quando abono vai ser pago na sua conta! Descubra aqui

Dessa maneira, a única mudança é que os descontos nas mensalidades não serão mais realizados automaticamente em sua folha de pagamento. Assim, para que os descontos sejam realizados, você precisará autorizá-los por meio do novo sistema da Dataprev.

O que fazer em caso de descontos não autorizados?

Se você notar algum desconto indevido em sua folha de pagamento, siga estas etapas:

  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo) e faça login.
  • Selecione “Serviços” e depois “Mais acessados“.
  • No campo de busca, digite “Excluir mensalidade” e siga as instruções para solicitar a remoção do desconto.

Leia mais: Mulheres vítimas de violência terão sala especial no SUS – Governo confirmou

Ademais, você também pode entrar em contato diretamente com a entidade associativa para solicitar o cancelamento da mensalidade ou registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, caso haja suspeita de fraude.

Veja Também: SAIU SALVAÇÃO na FOLHA de PAGAMENTO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS

SAIU SALVAÇÃO na FOLHA de PAGAMENTO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS + SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.