Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Confira como o BPC pode turbinar a renda dos idosos em 2023! Saiba como recebê-lo

Saiba como se cadastrar no BPC para receber um salário caso você não esteja elegível a aposentadoria. Confira a seguir mais detalhes!

0

Um obstáculo atual para milhões de brasileiros é não ter certeza se serão capazes de se aposentar. Em 2022, por exemplo, houve 38,6 milhões de trabalhadores informais. E sem ter contribuído para a previdência, muitos idosos podem ficar sem nenhuma forma de renda na velhice. Como alternativa a essa situação, temos o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desenvolvido para prestar assistência financeira aos idosos em situação de extrema pobreza, o BPC tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desses cidadãos, oferecendo-lhes uma espécie de salário assistencial. Mas como funciona esse benefício? Quem tem direito a ele? Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Confira como o BPC pode turbinar a renda dos idosos em 2023! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)
Confira como o BPC pode turbinar a renda dos idosos em 2023! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)

Trata-se de um programa de transferência de renda que visa amparar pessoas em situação de vulnerabilidade, sejam elas portadoras de deficiência ou idosos com mais de 65 anos. Equivalentemente, é como uma aposentadoria para quem nunca pagou o INSS, mas sem direito a certos benefícios como o 13º salário.

Leia mais: Atenção! Não perca seu benefício do INSS: Saiba quem precisa fazer a Prova de Vida em Novembro

De forma prática, o BPC é uma ajuda financeira mensal para famílias que não têm condições de sustentar-se. E para ter acesso, é necessário cumprir com alguns requisitos básicos. As famílias elegíveis recebem um valor igual ao salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320.

Como se cadastrar no BPC?

Para se cadastrar no BPC é necessário fazer o Cadastro Único, sendo a porta de entrada para os programas sociais do governo. Através dele, serão coletadas informações necessárias para a seleção das famílias de baixa renda.

Leia mais: Nome Sujo? Descubra Como Limpar o Nome sem Pagar as Dívidas! Veja a seguir

Para fazer o cadastro, é preciso:

  • Estar de acordo com as regras de elegibilidade;
  • Não estar recebendo nenhum tipo de renda ou ter renda familiar per capita de até R$ 218;
  • Ir ao CRAS mais próximo com a documentação necessária, que inclui: CPF, RG, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e de renda.

Após o cadastro ser aprovado, você será informado via Correios sobre o prazo de envio do cartão do benefício e os procedimentos para recebê-lo.

Entender como funciona o BPC e se você possui o direito de recebê-lo é de extrema importância, principalmente para aqueles que se encontram em posição de vulnerabilidade e necessitam de amparo financeiro. Caso ainda tenha dúvidas, você pode conferir informações diariamente em nossas redes sociais.

Leia mais: Descubra como conseguir sua Casa de Graça: Guia Completo Aqui

Portanto, mesmo sem contribuir com a previdência muitos brasileiros tem direito a amparo financeiro. Checar a elegibilidade e buscar orientação para se cadastrar é o primeiro passo para desfrutar do BPC.

Veja também:

FOI APROVADA a MARGEM SOCIAL? ÚLTIMAS NOTÍCIAS do INSS BPC loas. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.