Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

AUXÍLIO EXCLUSIVO PARA MULHERES FOI LIBERADO! Veja como vai funcionar

Confira a seguir como funciona o programa para mulheres liberado pelo governo federal!

0

Novo auxílio exclusivo para mulheres em situação de vulnerabilidade social acaba de sair! Conheça o novo programa Mulheres Mil cuja proposta é inserir mulheres no mercado de trabalho através da capacitação profissional!

Veja a seguir mais detalhes de como funciona o Programa Nacional Mulheres Mil, quem são as beneficiárias, e como se cadastrar!

Programa Nacional Mulheres Mil 

Conheça o novo auxílio para mulheres!
Conheça o novo auxílio para mulheres! (Fonte: Reprodução Google)

E o governo lança novo auxílio exclusivo para mulheres em situação de vulnerabilidade. Conhecido como Mulheres Mil, a iniciativa visa capacitar mulheres para o mercado de trabalho, buscando melhores condições de vida e segurança financeira para as beneficiárias.

Assim, o programa entrou em vigor nacionalmente em 2011, após apresentar resultados positivos em iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Leia mais: Desidratação em idosos: Saiba quais as causas, sintomas e como tratar

O programa visa promover a formação profissional e tecnológica em busca de aumento na escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Segundo as necessidades educacionais de cada comunidade, sobretudo nas regiões Norte e nordeste do país. Para tal, o programa garante acesso à educação a essa parcela da população, muitas vezes negligenciada.

Após ser instituído nacionalmente através da Portaria n.º 1.015 de 21 de julho de 2011 do MEC e se transformar em programa de cobertura nacional. Este garante acesso em cursos de formação inicial e continuada (FIC), qualificação profissional, e ainda inclui em sua oferta os cursos de educação profissional técnica de nível médio.

O programa representa uma nova oportunidade para mulheres que sequer sonhavam em obter uma formação para melhorar de vida.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como se cadastrar?

Para se cadastrar e fazer parte do programa, o governo recomenda que as mulheres interessadas, devem estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo). Bem como devem ter mais de 16 anos, sejam elas mães, madrastas, avós, tias, todas chefes de família em si. 

Assim, parcerias entre o poder público com institutos federais, lançam vagas em cursos profissionalizantes, técnicos e de aperfeiçoamento.

Leia mais: INSS foi proibido de cobrar R$ 83 mil de aposentado depois de decisão judicial

Ademais, além de estarem inscritas no CadÚnico, as mulheres que desejam fazer um curso de capacitação e/ou profissionalização, precisam procurar algumas instituições que são responsáveis pelo fornecimento dessas vagas. A recomendação do Ministério do Educação é de que as inscrições sejam realizadas em:

  • Instituto Federal; ou
  • Escola Técnica de Universidade Federal; ou
  • Secretaria de Educação de seu estado.

O foco do programa é atender:

Leia mais: Benefícios da creatina para idosos – Veja!

  • mulheres a partir de 16 anos;
  • em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza;
  • baixo grau de escolarização;
  • mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar;
  • vítimas de violência doméstica.

Veja Também: saiu a antecipação do 13º salário para os aposentados. Veja as datas em que você receberá!

SAIU Diário OFICIAL: 13º Salário ANTECIPADO saiu DATAS de pagamento do 13º Salario INSS 2024! Veja! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista