ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! Não perca
Veja como um erro do INSS resultou em milhares de benefícios injustos e como receber valores de até 6 mil!
SURPREENDENTE! O INSS planeja realizar um pagamento na conta dos beneficiários e os valores podem chegar aos R$ 6 mil reais! A possibilidade foi revelada após anúncio sobre beneficiários que ainda não receberão os pagamentos referentes a revisão do artigo 29 na aposentadoria.
A Revisão do Artigo 29, também conhecida como de revisão dos auxílios, serve para os beneficiários do INSS. Essa revisão ocorre devido a uma decisão judicial após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical.
Além disso, ela abrange os pagamentos de benefícios por incapacidade que foram calculados de forma errada entre 2002 e 2009. Os benefícios incluem pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez.
Leia o texto na íntegra para entender o que a Revisão do Artigo 29 diz, quem tem direito e como verificar se você recebe.
O que diz o art. 29?
A Revisão do Artigo 29, tem como base a Lei 8.213/1991, que trata dos benefícios da Previdência Social. Ele define o cálculo do Salário de Benefício (SB), sendo a média das contribuições previdenciárias. Esse cálculo é fundamental para determinar o valor do benefício previdenciário que o contribuinte passa a receber ao se aposentar.
Segundo o inciso II do art. 29, a média do salário de benefício é a média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, desconsiderando os 20% menores. Isso tende a aumentar o valor da média. Essa lei e o cálculo foram alterados após a Reforma da Previdência.
Leia mais: Calendário de Pagamento BPC 2024: Consulte os dados e valores!
A Revisão do Artigo 29 ocorre porque, entre 17/04/2002 e 17/04/2009, benefícios por incapacidade e pensões foram calculados com 100% da média aritmética dos salários de contribuição, sem desconsiderar os 20% menores. Isso pode ter reduzido o valor a que os segurados tinham direito.
Dessa forma, os Sindicato Nacional dos Aposentados e o Ministério Público Federal moveram uma ação civil pública contra o INSS, determinando a revisão administrativa dos benefícios afetados. O cronograma iniciou em março de 2013 e encerrou em maio de 2022. No entanto, muitos beneficiários ainda não receberam os retroativos aos quais tinham direito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Quem tem direito à revisão do art. 29?
Para ter direito à Revisão do Artigo 29, o beneficiário do INSS precisa, em linhas gerais, atender a dois requisitos simples:
Leia mais: Justiça libera precatórios para Aposentados e Pensionistas do INSS – Veja agora como sacar
- Receber alguma aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte ou auxílio acidente;
- Ter o benefício concedido entre 17/04/2002 e 17/04/2009.
Os valores são devidos para quem começou a receber mais de um salário mínimo e teve o cálculo do benefício feito com base em 100% das contribuições feitas pelo segurado.
Como consultar o benefício do art. 29?
Para verificar consultar se o seu nome consta na lista de beneficiários do INSS com direito a revisão do artigo 29, basta entrar no site do Meu INSS e realizar a consulta online. Para isso, coloque as informações do beneficiário. O passo a passo é o seguinte:
Leia mais: Aposentados Recebem Valor Menor por Desconto Indevido no Benefício – Saiba como Agir!
- Faça login com o CPF e senha cadastradas no Gov.br;
- Use a barra de busca e digite “Revisão do Artigo 29”;
- Clique em “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”.
Após, siga as instruções que aparecem na tela para consultar a revisão. Na mesma consulta, você pode pedir a atualização do endereço e a solicitação para receber a carta do INSS pelo correio.
Ainda dá para receber a revisão do art. 29?
Por fim, a Revisão do Artigo 29 finalizou o lote de pagamentos em maio de 2022. No entanto, muitas pessoas com direito a essa revisão ainda não receberam nada. Mesmo aqueles que sabem, têm dúvidas sobre se terão o benefício revisado automaticamente. Isso ressalta a importância de buscar ajuda de profissionais especializados para garantir o respeito aos seus direitos, como um advogado previdenciário.
Leia mais: Reajuste no Salário do INSS 2024 para quem ganha acima do mínimo: Conheça novo valor
Os pagamentos ocorreram entre 2013 e 2022, mas os segurados ainda podem verificar se têm direito por meio do site do Meu INSS. Se tiver dificuldades para acessar o portal, é só ligar para o 135 e esclarecer as dúvidas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!