Atenção: Acaba de ser Aprovada Nova regra do INSS; Veja o que significa
O empréstimo consignado agora possui nova taxa de juro INSS. Veja.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) surpreendeu ao anunciar uma medida que promete revolucionar o acesso ao crédito para aposentados e pensionistas do INSS: uma nova taxa de juro INSS. Portanto, agora os empréstimos consignados ficam ainda mais vantajosos.
Essa decisão marca a sétima redução consecutiva desde o início de 2023 e representa um alívio significativo para milhares de idosos em todo o Brasil. Confira!
O Que Muda com a nova taxa de juro INSS?

Com essa nova redução, os aposentados e pensionistas poderão contratar empréstimos com taxas de juros ainda mais baixas, a 1,68% ao mês. Além disso, o cartão de crédito consignado, uma opção cada vez mais popular, também teve suas taxas de juros reduzidas, 2,55% proporcionando mais facilidade e segurança financeira para essa parcela da população.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Limite Máximo e Variações
Embora as taxas de juros para empréstimos consignados do INSS variem entre as diferentes instituições financeiras, o CNPS estabeleceu um novo limite máximo para essas cobranças. Atualmente, até 45% do benefício do aposentado ou pensionista pode ser comprometido com empréstimos consignados, sendo 35% destinados a empréstimos e, no máximo, 5% para o cartão de crédito consignado.
Leia mais: Cliente Nubank? Limite Extra de R$ 5 Mil Disponível na Conta – Confira Agora!
Impacto Positivo nos Endividamentos
Tônia Galleti, representante dos aposentados, destacou que “a redução das taxas é uma medida fundamental para manter o nível de endividamento dos aposentados e pensionistas em um patamar saudável”. Portanto, a afirmação reflete a preocupação em facilitar o acesso ao crédito sem comprometer a estabilidade financeira dos idosos, evitando que acumulem dívidas excessivas.
Entrada em Vigor das Novas Taxas
A nova taxa de juro INSS passará a valer a partir de 2 de maio de 2024 para os aposentados que contratarem crédito, cinco dias úteis após a aprovação do CNPS, ocorrida em 24 de abril. A partir dessa data, os interessados em empréstimos consignados poderão verificar as taxas aplicadas em cada banco utilizando o serviço Meu INSS, garantindo transparência e informação aos beneficiários.
Leia mais: Urgente: motoristas de aplicativo não poderão ter MEI? Confira o que divulgou o ministro do trabalho
Essa medida do CNPS não apenas promove o acesso ao crédito de forma mais acessível, mas também demonstra o compromisso em proteger os aposentados e pensionistas do INSS de possíveis endividamentos excessivos. Afinal, proporciona um ambiente financeiro mais saudável e seguro para essa parcela da população.
Veja Também: SUSPENSÃO DE DESCONTOS APROVADA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!