Quem pode receber o 13 salário do INSS antecipado? Regras atualizadas para receber o abono
A seguir, descubra as datas de pagamento do décimo terceiro salário do INSS. Valores serão antecipados.
Grande novidade para aposentados e pensionistas! A confirmação do pagamento antecipado do 13º salário do INSS saiu. Após tanta espera, os segurados finalmente venceram, e já podem comemorar o anúncio de que vão receber os valores antes das datas tradicionais.
Veja a seguir detalhes do pagamento, datas previstas, beneficiários e muito mais!
Quando será pago o 13 dos aposentados em 2024 do INSS?
O governo recentemente recebeu uma minuta com a solicitação de pagamento antecipado do 13º salário do INSS em 2024. Após ser encaminhada ao Palácio do Planalto, faltava apenas que o Tesouro Nacional desse aval para o pagamento.
“O Tesouro emitiu manifestação não se opondo à minuta de decreto que propõe antecipação do pagamento do abono anual devido aos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social, no ano de 2024”, afirmou a assessoria de imprensa em nota.
No dia 13 de março, foi publicado no Diário Oficial que o 13º salário será antecipado para os meses de ABRIL e MAIO (1º e 2º parcelas, respectivamente). Então, basta aguardar que o dinheiro entrará na conta nesses meses, junto com o benefício.
Leia mais: Adeus, CNH! Será que Você Está Entre os Sortudos Desta Nova Lei?
Os depósitos do 13º salário começarão nos dias 24 de maio e 24 de junho. Confira no calendário abaixo:
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O pagamento do benefício está previsto na lei, sendo um direito de todos os segurados e dependentes da Previdência Social que recebem benefícios como: auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria (todas as modalidades) e auxílio-reclusão.
Leia mais: Guia Completo do Mega Feirão 2024: Serasa Explica Tudo sobre Prescrição de Dívidas e Renegociação!
Além disso, o pagamento do abono está reservado também para beneficiários da Pensão Por Morte, todavia, não contempla os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia.
Como funciona o pagamento?
Por fim, o 13 salário do INSS cai em duas parcelas de valor igual, onde cada uma equivale a 50% do benefício. A primeira parcela corresponde a metade total, sem nenhum desconto, enquanto a segunda pode incluir descontos do Imposto de Renda (IR) para os beneficiários que precisam declarar.
Leia mais: Novidade: BPC Agora Disponível para Crianças com Autismo! Veja Como Solicitar
Além disso, o valor do benefício corresponde a parcela do salário do beneficiário em questão, ou seja, quem recebe um salário mínimo do governo, receberá R$1.412 em duas parcelas de décimo terceiro salário.
Veja Também: Confira mais detalhes sobre a antecipação do pagamento do 13º salário do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!