VALE SACOLÃO PARA IDOSOS – Ótima Notícia para Este Grupo – Veja como funciona
Entenda como funciona o novo auxílio do governo conhecido como vale sacolão.
Visando assegurar uma boa alimentação para os idosos de baixa renda, criou-se o novo vale sacolão para idosos! Um novo benefício extra do governo para oferecer suporte financeiro extra para a compra de alimentos básicos, como condimentos, frutas, legumes e verduras.
O programa tem como foco principal os idosos em situação de vulnerabilidade econômica. A seguir, confira com detalhes como irá funcionar.
Novo vale sacolão para idosos
Em primeiro lugar, o novo vale sacolão tem como principal foco os idosos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até um salário mínimo.
O auxílio tem valor igual a R$ 250, e será destinado para a aquisição de itens como frutas, verduras, arroz, feijão e outros alimentos essenciais que fazem parte da cesta básica. A iniciativa é mais uma das medidas do governo para o combate a fome, bem como para promover segurança alimentar aos mais necessitados.
Dessa forma, a partir do Projeto de Lei 1084/22 o Governo Federal poderá estabelecer parcerias com comércios para oferecer descontos em produtos, diminuindo os custos do programa! O projeto se encontra atualmente em análise na Câmara dos Deputados para ser avaliado por diferentes comissões antes de entrar em vigor.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quais idosos têm direito ao benefício extra?
Como líder do projeto, o deputado José Nelton, propõe a inclusão do vale sacolão no pagamento do BPC para idosos, visando abranger os principais cidadãos que preenchem os requisitos específicos, como estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar de até um salário mínimo mensal.
Todavia, para se tornar elegível ao BPC, a renda per capita deve ser de no máximo 25% do salário mínimo. Este projeto oferecerá mais detalhes sobre o exercício dessa iniciativa, cujo objetivo é ampliar os benefícios para indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Quem pode receber o BPC?
Por fim, o principal critério para receber o BPC é ter cadastro no Cadastro Único (CadÚnico), que por consequência, gera a seguinte lista de critérios:
- Situações de vulnerabilidades das relações familiares;
- Nível de oferta de serviços comunitários e a adaptação destes;
- Carência econômica e os gastos realizados com a condição;
- Idade;
- Análise da história da deficiência;
- Aspectos relativos à ocupação e potencial para trabalhar.
Ainda quanto ao BPC, o INSS define como grupo familiar para o cálculo da renda, o requerente, sua parceria ou companheiro, pais (ou padrasto/madrasta), irmãos solteiros, filhos, enteados solteiros e menores tutelados.
Vale ressaltar que para ser considerado do grupo familiar, todos devem residir no mesmo local. O processo de solicitação para começar a receber o benefício, inclue o cadastro no CadÚnico, perícia médica para pessoas com deficiência e a verificação de requisitos como tempo mínimo de contribuição ao INSS e renda familiar.
Veja Também: Lula convoca ministros e Bolsonaro pode ir preso! Entenda o que está acontecendo.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista