Saiu! AUMENTO para APOSENTADOS 2024 – REAJUSTE MÁXIMO para quem GANHA ACIMA do MÍNIMO
Entenda as principais mudanças no reajuste das aposentadorias acima do mínimo, e como os aposentados reagiram ao reajuste.
Nesta sexta-feira (12), o governo federal divulgou o aumento para aposentadorias e pensões do INSS, que será de 3,71%, superando o salário mínimo. Porém, o aumento não agradou os beneficiários que perceberam que por mais um ano seguido o reajuste ficou abaixo da inflação. Dessa forma, entenda a seguir como entrará em vigor o aumento para quem ganha acima do mínimo do INSS.
Reajuste do salário INSS acima do mínimo
Em primeiro lugar, se o beneficiário do INSS começou a receber o benefício em 2023, o aumento será equivalente à inflação do período desde a concessão do benefício até dezembro do ano passado.
Leia mais: Redução Inédita: Empréstimo consignado do INSS tem menor taxa de juros da história do crédito!
Em outras palavras, se aposentado começou a receber o benefício do INSS em fevereiro, o reajuste será baseado na inflação de fevereiro a dezembro de 2023. O índice utilizado para isso é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Já os benefícios concedidos antes de 2023 terão um aumento total de 3,71%. O teto máximo das aposentadorias subirá para R$ 7.786,02.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Reajuste pela inflação
O valor dos benefícios acima do salário mínimo passa por ajuste todo ano conforme o INPC. Nesse sentido, esse ano o aumento do INPC foi de 3,71% acumulado entre janeiro e dezembro de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (11).
Leia mais: Antecipação do 13º Salário dos Aposentados em 2024: O que Esperar?
Essa é a menor variação do INPC desde 2018, o que significa que será o menor aumento para os benefícios acima do mínimo desde 2019, já que os reajustes são baseados no INPC do ano anterior.
O ajuste será aplicado a partir de 1º de fevereiro, quando os aposentados e pensionistas começarão a receber os benefícios referentes a janeiro. Atualmente, a Previdência beneficia 39 milhões de pessoas, sendo que 26 milhões recebem o salário mínimo, que será de R$ 1.412 em 2024.
Como consultar os valores
Para descobrir qual será o reajuste exato do seu benefício, basta entrar em contato com o instituto nos seguintes canais:
Leia mais: INSS divulga novas diretrizes para descontos não autorizados em retiradas
- Pelo número 135: Para quem não usa a internet, é possível ligar para o número 135. Para receber atendimento, é preciso informar o CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- Pelo site: Quem prefere usar a internet pode acessar o site Meu INSS pelo link https://meu.inss.gov.br/. É só fazer login e clicar no serviço “Extrato de Pagamento”.
- Pelo app: Mas, se você prefere usar aplicativos, pode baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS, e fazer login para ter acesso às informações.
Calendário INSS 2024

Em dezembro, o INSS divulgou o calendário de pagamentos para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) em 2024.
Leia mais: Calendário do BPC 2024: Saiba quando receberão seus benefícios em Janeiro
Para quem recebe acima do salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro começam a partir de 1º de fevereiro. Além disso, o INSS realiza pagamentos mensais para mais de 39 milhões de pessoas, sendo 5,6 milhões de benefícios assistenciais e 33,3 milhões de benefícios previdenciários.
Esses números correspondem à folha de pagamento de novembro de 2023. Segundo o INSS, 26,1 milhões de pessoas recebem até um salário mínimo, enquanto 12,8 milhões recebem acima do piso nacional.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!