Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INSS: Pagamento Extra para Aposentados e Pensionistas em 2024 – Verifique Seu Direito Agora mesmo!

INSS pagará um extra a aposentados e pensionistas em 2024! Descubra se você terá direito a esses valores inéditos e como verificar seu benefício. Saiba mais!

0

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), incluindo aposentados e pensionistas, receberão uma boa notícia no início de 2024. O pagamento extra de valores nunca antes pagos será feito a alguns desses beneficiários. O pagamento desses atrasados do INSS foi autorizado ainda em 2023 e será depositado nas contas dos beneficiários já em janeiro de 2024.

Atraso no pagamento do INSS é consequência de decisão do STF

INSS: Pagamento Extra para Aposentados e Pensionistas em 2024 – Verifique Seu Direito Agora! (Fonte/Edição: Diário Oficial Notícias)
INSS: Pagamento Extra para Aposentados e Pensionistas em 2024 – Verifique Seu Direito Agora! (Fonte/Edição: Diário Oficial Notícias)

O atraso no pagamento deve-se a uma decisão proferida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em novembro de 2023.

Leia em seguida: Projeto busca ampliar gratuidade na Justiça para idosos e portadores de doenças graves

A decisão deu prioridade aos pagamentos atrasados do INSS que se acumularam durante a pandemia da COVID-19. A expectativa é que a União disponibilize um crédito extraordinário de R$97 bilhões para quitar os precatórios emitidos em 2021 e 2022.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Quem tem direito ao pagamento extra do INSS?

Os beneficiários que ganharam uma ação contra o INSS são os que têm direito a receber o pagamento extra. Isso inclui, por exemplo, casos de revisão do valor que atualmente é pago e indenizações pelo atraso do Instituto na liberação de determinado benefício.

Leia em seguida: Saiba como o programa CPF na Nota beneficia os consumidores e combate a sonegação de impostos!

Os primeiros a receber serão aqueles que ganharam ações que resultaram em precatórios, ou seja, quando o valor a ser pago ultrapassa 60 salários mínimos, e aqueles que tiveram os precatórios emitidos em 2021 e 2022.

O CJF (Conselho da Justiça Federal) faz um alerta aos segurados: não é necessário fazer nenhum pré-pagamento para receber os precatórios. Qualquer pedido de adiantamento de valor é considerado um golpe.

Como verificar se tem direito ao pagamento extra do INSS?

Para saber se tem direito ao pagamento extra, os segurados podem realizar uma consulta rápida. O processo pode ser feito através do site do TRF (Tribunal Regional Federal) do seu estado. Basta procurar por “precatórios” e informar um dos seguintes itens: CPF, nome do advogado ou número do processo.

Leia em seguida: Novas Regras para Aposentadoria em 2024: Entenda as Mudanças da Reforma da Previdência

Também é possível entrar em contato com o advogado ou o escritório de advocacia responsáveis pela ação. Este é, sem dúvida, um início de ano promissor para muitos segurados do INSS que aguardaram pacientemente o pagamento de seus benefícios atrasados.

Consultas ao INSS

Para quem precisa realizar consultas ao INSS, além das agências físicas, é possível utilizar a Central de Atendimento 135 ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Ambas as opções permitem que o cidadão faça consultas de maneira prática e sem sair de casa.

Veja Também:

NOVA LEI: AUMENTO de 5% nas APOSENTADORIAS e PROMETE REAJUSTE de até R$1500 para APOSENTADOS em 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.