Projeto prevê a suspensão da CNH para pichadores- Confira como funciona
Projeto de lei visa punir pichadores com suspensão da CNH, além de outras medidas, para combater o vandalismo urbano. Veja mais.
Na Câmara dos Deputados, um projeto de lei está em destaque: o Projeto de Lei 337/24, apresentado pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS).
Esse projeto visa aplicar penalidades rigorosas aos pichadores, incluindo a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de linhas telefônicas por seis meses.
A proposta gerou intensa discussão sobre como punir os responsáveis por pichações em espaços públicos e privados. Continue a leitura e saiba mais.
Suspensão da CNH e outras punições
Além da suspensão da CNH e de linhas telefônicas, o Projeto de Lei 337/24 propõe outras punições para os pichadores. Isso inclui a proibição de obtenção de empréstimos subsidiados e consignados, independentemente de sanções penais cabíveis.
A proposta também determina que as punições sejam aplicadas mesmo que haja obrigação de indenizar danos materiais e morais causados pelas pichações.
Leia mais: Adeus, CNH! Será que Você Está Entre os Sortudos Desta Nova Lei?
Com o objetivo de aumentar a rigidez nas punições, o deputado Bibo Nunes busca desencorajar a prática de pichações, que ele considera prejudicial à paisagem urbana. A expectativa é que a aplicação rigorosa das penalidades contribua para reduzir o número de pichações, fortalecendo a sensação de justiça entre aqueles afetados pelos atos de vandalismo.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Definição de pichação e objetivo do projeto
O Projeto de Lei 337/24 define pichação como qualquer ação que degrade ou suje espaços públicos ou privados sem autorização do proprietário.
Para o deputado Bibo Nunes, a pichação é uma prática agressiva e sem valor artístico, que causa danos à arquitetura, ao investimento público e à história. Ele argumenta que a medida visa proteger o patrimônio e a estética urbana, promovendo um ambiente mais seguro e agradável para todos.
Leia mais: Como atualizar contribuições para Aposentadoria do INSS? Confira o passo a passo
Atualmente, o projeto está sendo analisado pelas comissões de Comunicação; Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Se aprovado, espera-se uma redução no número de pichações, uma vez que a legislação será mais rigorosa e as punições mais severas.
Tramitação e expectativas futuras
Com a tramitação do Projeto de Lei 337/24, espera-se que o Congresso Nacional avalie cuidadosamente as propostas e considere os impactos das medidas propostas. A sociedade aguarda ansiosamente por uma legislação que promova a preservação do patrimônio público e privado, ao mesmo tempo em que responsabiliza os autores de pichações por seus atos de vandalismo.
Leia mais: INSS Poderá Antecipar o Pagamento do 13º Salário dos Aposentados? Veja as Projeções!
A expectativa é que, se aprovado, o projeto contribua para a promoção de cidades mais limpas e seguras para todos os cidadãos.
Veja Também: INSS: LIBERA ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS – DATAS e VALORES 2024
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.