Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Presidente da Petrobrás admite que Lula interviu nos dividendos da empresa- Confira a declaração

Lula afirma em entrevista que a empresa deveria pensar mais nos brasileiros.

0

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, na noite da última quarta-feira (13), admitiu e defendeu, que o presidente Lula interveio na petroleira. Mas afirmou que prefere chamar por outro nome: orientação.

“O mercado ficou nervoso esperando dividendos sobre cuja decisão foi meramente de adiamento e reserva. Falar em ‘intervenção na Petrobrás’ (sic) é querer criar dissidências, especulação e desinformação”, comentou em seu perfil no X o presidente da empresa, que insiste em acentuar Petrobras — o acento foi retirado oficialmente em 1995.

“É preciso de uma vez por todas compreender que a Petrobrás (sic) é uma corporação de capital misto controlada pelo Estado Brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração. Isso não pode ser apontado como intervenção!”, argumentou.

“Orientado pelo Presidente da República”

Jean Paul Prates afirma que decisão sobre dividendo extraordinários foi orientada pelo Presidente Lula!
Jean Paul Prates afirma que decisão sobre dividendo extraordinários foi orientada pelo Presidente Lula! (Fonte: Reprodução, Google).

Além disso, Prates seguiu com a afirmação que o presidente estaria apenas orientando: “É o exercício soberano dos representantes do controle da empresa. É legítimo que o CA se posicione orientado pelo Presidente da República e pelos seus auxiliares diretos que são os ministros. Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”.

“Somente quem não compreende (ou propositalmente não quer compreender) a natureza, os objetivos e o funcionamento de uma companhia aberta de capital misto com controle estatal pode pretender ver nisso uma intervenção indevida. Vamos voltar à razão e trabalhar para executar, eficaz e eficientemente, o Plano de Investimentos de meio trilhão de reais que temos pelos próximos cinco anos à frente, gerar empregos, renda, pesquisa, impostos e também lucro e dividendos compatíveis com os nossos resultados e ambições”, finalizou o presidente da Petrobras.

Leia mais: ACABA DE SAIR: INSS libera para BPC LOAS R$17.740 na conta – Veja como funciona

A intervenção do presidente na Petrobras afetou consideravelmente o valor de mercado da empresa neste ano. Somente em 2024 o balanço financeiro apontou que o quarto trimestre de 2023 a empresa petroleira ficou 14% abaixo da previsão dos analistas.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Petrobras não paga dividendos aos acionistas

Aos que não sabem, na última quinta (7) a Petrobras optou por não pagar dividendos extraordinários  aos acionistas por orientação do Presidente Lula. Logo em seguida as ações da empresa caiu, e a estatal perdeu R$ 55,3 bilhões de valor de mercado.

O presidente fez uma entrevista exclusiva ao SBT Brasil, na segunda (11), onde afirmou que a empresa tem de pensar nos brasileiros e não apenas nos acionistas. Além disso ele citou uma “conversa séria” entre governo e direção da estatal e fez críticas ao mercado, que chamou de “dinossauro voraz que quer tudo para ele e nada para o povo”.

Leia mais: Governo já confirmou a antecipação do 13º salário do INSS para 2024? Confira as datas e quem recebe

Prates ainda disse que o Conselho da Administração tomou sua decisão orientado pelo presidente Lula e pelos ministros. “Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”, continuou.

“Somente quem não compreende (ou propositalmente não quer compreender) a natureza, os objetivos e o funcionamento de uma companhia aberta de capital misto com controle estatal pode pretender ver nisso uma intervenção indevida”, falou, novamente negando interferência do governo.

Veja Também:

Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA?: ÚLTIMA CHAMADA para RECEBER (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista