Novo abono salarial foi liberado para saque dos trabalhadores – Confira se você está na lista
Quem ainda não resgatou o abono salarial PIS/Pasep tem até o dia 28 de dezembro para retirá-lo. Confira mais informações!
Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep

Primeiramente, o abono salarial PIS/Pasep, com o de calendário 2023 e ano-base 2021, ainda tem R$ 535,78 milhões nas contas para serem sacados até dezembro deste ano. Ademais, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Empregos, 540.892 trabalhadores que têm direito ao benefício ainda não sacaram.
Leia mais: Qual diferença entre Auxílio Doença e Auxílio Acidente? Confira agora
Mesmo com o último lote de pagamento liberado em 17 de julho, quem ainda não resgatou o dinheiro poderá fazê-lo até 28 de dezembro. Mas, após este prazo será necessário aguardar o próximo calendário, que ainda não foi definido pelo governo federal.
Aqueles trabalhadores que não sacarem o abono salarial têm assegurado o direito de solicitar a reemissão no próximo calendário de pagamento de 2024.
Além disso, a solicitação de abertura de recurso administrativo poderá ser efetuada nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades regionais do trabalho, pelo telefone 158 ou pelo email: [email protected] (substituir os dígitos uf pela sigla do estado de domicílio do trabalhador).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como funciona o PIS/Pasep?
- Primeiramente, o PIS destina-se aos trabalhadores que atuaram no setor privado, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no ano de 2021. Além disso, os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal;
- Ademais, o Pasep é voltado aos trabalhadores que atuaram como servidores públicos em algum momento do ano de 2021. Neste caso, os repasses são responsabilidade do Banco do Brasil.
Quem recebe o saque PIS/Pasep 2023?
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base.
- Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/e Social do ano-base em questão.
Além disso, o ano-base para fins de recebimento em 2023, é 2021. Através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível consultar os dados e ver se você pode receber este saque. Desse modo, a verificação também pode ser feita através do sistema gov.br.
Como fazer o saque do PIS/Pasep
Portanto, os trabalhadores têm até o dia 28 de dezembro para realizarem o saque do PIS/Pasep 2023.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!