INSS Pode Cortar Benefícios de Aposentados em Fevereiro – Confira Seu Status!
Milhões de beneficiários do INSS vão perder o direito ao salário esse mês! Entenda o porquê a seguir.
Urgente: Corte de aposentadoria do INSS para mais de 3 milhões de brasileiros! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está dando o alerta máximo: mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas correm o risco iminente de ter suas aposentadorias cortadas devido à falta de realização da Prova de Vida.
Nesse sentido, as notificações já estão sendo enviadas! Mais de 1,2 milhão de pessoas começaram a receber avisos desde a última quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Isso porque o INSS identificou mais de 4.351.557 beneficiários que não realizaram a prova de vida há mais de 12 meses, colocando em risco a continuidade dos pagamentos.
Todos os beneficiários notificados, nascidos entre janeiro e março, devem agir imediatamente para garantir que seus benefícios não sejam cortados. Afinal, a falta da prova de vida pode resultar no corte do benefício previdenciário, trazendo sérias consequências financeiras para milhões de famílias em todo o país. Não espere mais! É hora de agir e garantir a continuidade dos seus pagamentos. Confira agora mesmo como realizar a prova de vida em 2024 e evite que sua aposentadoria seja cortada.
Como vai ser a prova de vida em 2024?
Durante a pandemia da Covid-19, a Prova de Vida no INSS foi suspensa e retomada em janeiro de 2022. Contudo, o instituto implementou medidas para simplificar a comprovação da existência do beneficiário.
Desde 2023, o INSS executa a prova de vida do segurado, utilizando a integração de dados de órgãos do Governo Federal com seu banco de informações.
Em 2024, nenhum beneficiário do INSS precisa comparecer a uma agência, se assim desejar. Basta realizar uma consulta médica, receber uma vacina em um posto de saúde ou contratar um empréstimo consignado, e o INSS registrará a confirmação da prova de vida do segurado.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Veja abaixo as formas que o INSS utiliza para realizar a prova de vida:
Leia mais: Confira Agora: 13º Salário do INSS com Aumento para TODOS – Datas de Pagamento!
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro ou outros aplicativos e sistemas de órgãos públicos certificados, no Brasil ou no exterior;
- Contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS ou reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras;
- Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- Atendimento no sistema público de saúde ou em redes conveniadas;
- Tomar vacinas;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública;
- Atualizações no Cadastro Único, apenas quando efetuadas pelo responsável do grupo;
- Participação em eleições;
- Emissão/renovação de Passaporte;
- Emissão/renovação de Carteira de Motorista;
- Emissão/renovação de Carteira de Trabalho;
- Emissão/renovação de Carteira de Identidade;
- Emissão/renovação de outros documentos oficiais que exijam a presença física ou reconhecimento biométrico do usuário;
- Apresentação ao Alistamento Militar;
- Recebimento de pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e
- Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Portanto, ao acessar o aplicativo Meu INSS pelo celular e confirmar a biometria, você estará automaticamente garantindo a continuidade do seu benefício, evitando qualquer possibilidade de corte de aposentadoria pelo INSS.
É obrigatório fazer prova de vida em 2024?
Sim! Como mencionado anteriormente, a realização da prova de vida é obrigação para todos os segurados do INSS, já que a sua não realização pode acarretar no corte do benefício. No entanto, agora é responsabilidade do INSS conduzir o procedimento. Em outras palavras, apesar de ser obrigatório para os beneficiários, basta seguir algumas ações simples para completar a comprovação.
Leia mais: Veja a lista de quem deve realizar a prova de vida do INSS no mês de fevereiro
Dito isso, consulte a lista acima para verificar as medidas que o INSS está implementando para confirmar a prova de vida dos aposentados.
Quando começa a prova de vida em 2024?
Após as alterações na prova de vida, o prazo para realizá-la também mudou. Conforme estabelecido pela Portaria PRES/INSS n.º 1.408, de 2 de fevereiro de 2022, o INSS passou a conduzir a prova de vida no mês de aniversário do beneficiário, com um período de até 10 meses para sua realização.
Neste mês, os nascidos entre janeiro e março devem comprovar sua existência. Conforme mencionado anteriormente, o INSS está notificando mais de 4 milhões de segurados até fevereiro. Desta vez, estão sendo convocadas as pessoas que estão sem realizar o procedimento há mais de um ano e que possuem cadastro desatualizado.
Leia mais: Como realizar o bloqueio ou desbloqueio do seu benefício do INSS para empréstimo! Veja
Para este grupo de beneficiários, é concedido um prazo de 60 dias após o recebimento do aviso. Caso a comprovação não seja realizada, o pagamento poderá ser bloqueado.
No entanto, para os demais beneficiários aniversariantes de janeiro, fevereiro e março, caso não seja possível realizar a prova de vida dentro do prazo de 10 meses, o INSS entrará em contato para orientar sobre os procedimentos disponíveis e garantir a confirmação de vida.
Mas, se após mesmo assim não seja possível concluir a prova de vida, o INSS enviará um servidor à residência do segurado para realizar o procedimento, assegurando a continuidade do benefício. Portanto, é fundamental manter os dados sempre atualizados.
Como saber se fiz a prova de vida?
O beneficiário pode optar por acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, ou entrar em contato com a Central 135, para verificar a última prova de vida realizada pelo INSS.
Leia mais: Preço do Combustível sobe novamente – Confira
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!