Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Veja a lista de quem deve realizar a prova de vida do INSS no mês de fevereiro

Veja agora tudo sobre a prova de vida inss.

0

O INSS está convocando vários aposentados e pensionistas do INSS para realizar a prova de vida,  ao todo serão mais de 4,3 milhões de beneficiários que devem realizar esta ação, que dessa forma, não ocorre o problema de seu benefício ser bloqueado.

Esses 4,3 milhões de  beneficiários do INSS,  devem realizar então a prova de vida para não ter o risco de ter seu benefício bloqueado. Estes que foram notificados, quer dizer que faz mais de um ano já que não realizaram o processo, que são aqueles que nasceram  nos meses de janeiro, fevereiro ou março.

 O que é a prova de vida INSS:

A prova de vida do INSS, é um processo que acaba comprovando que você continua vivo. Dessa forma, o INSS continua então pagando o seu benefício, no caso daqueles que não comprovarem que estão vivos, o INSS acaba considerando que essa pessoa acabou falecendo, assim cortando o pagamento do benefício, para evitar pagamentos indevidos.

Leia mais: Programa de Passagens Aéreas mais baratas do governo libera Desconto Exclusivo para Idosos – veja como vai funcionar

Antes da pandemia, como funcionava a prova de vida, você tinha que se dirigir até alguma agência da Caixa Econômica Federal e realizar o processo da prova de vida presencialmente. Porém, devido à pandemia covid-19, esse processo mudou primeiramente o processo da prova de vida cortado e após retornou, porém, com mudança.

Agora a prova de vida realizada de forma automática, sem ser necessário se dirigir até alguma agência da Caixa Econômica Federal. O processo, realizado por meio de cruzamento de dados das plataformas do governo, como, por exemplo, ao você votar em algum candidato em campanhas políticas, já considerado como prova de vida,  ao você realizar alguma vacinação, também já considerado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Veja a lista de quem deve realizar a prova de vida do INSS no mês de fevereiro (Fonte/Edição: João Financeira TV)
Veja a lista de quem deve realizar a prova de vida do INSS no mês de fevereiro (Fonte/Edição: João Financeira TV)

Qual é o motivo do INSS então estar convocando os aposentados a realizar o processo?  

O motivo é que então não foi possível detectar nenhuma ação sua no período de um ano,  dessa forma, o INSS ele convoca os aposentados que não foram possíveis detectar nenhuma ação no seu sistema para realizar então o processo.

Leia mais: Urgente! 6 pagamentos que você pode ter direito liberados para você – Veja como receber

 Como fazer a prova de vida do INSS

Para você fazer a prova de vida, vale ressaltar que após notificado, você tem o prazo de até 60 dias para realizar o pagamento, caso não fazer nesse período, o seu pagamento será interrompido. 

Dessa forma, você deve acessar primeiramente o seu aplicativo Meu INSS contendo o selo ouro. Desse modo, o INSS já vai saber que você está vivo.

Leia mais: Programa de Passagens Aéreas mais baratas do governo libera Desconto Exclusivo para Idosos – veja como vai funcionar

Caso você prefira também, você pode dirigir até alguma agência do INSS, para realizado o reconhecimento biométrico e assim, você já vai então considerado como vivo e seu benefício não sendo então cortado.  Vale ressaltar que no caso de quem teve a notificação que deve realizar processo, deve realizar a atualização de dados,  dessa forma, se você vai acessar pelo aplicativo Meu INSS, verifique se você deve realizar a atualização de algum dado seu.

Fazendo esse processo, o INSS já vai ter reconhecido que você continua com vida e não vai cortar seu benefício. De forma prática, você agora sabe como evitar o corte do seu benefício por falta da prova de vida. 

Veja Também:

ATENÇÃO: APOSENTADOS e PENSIONISTAS já podem RECEBER 13 salário ANTECIPADO?? SAIBA AGORA golpe no inss! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.