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INSS Alerta: Golpes Comuns e Como Evitá-los!

Confira como se prevenir de golpe no INSS.

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Infelizmente, o golpe no INSS são inúmeros e diários. Afinal, criminosos se aproveitam do baixo conhecimento de alguns aposentados e pensionistas para tentar extorquir esse público, mas sem que eles percebam. 

Cientes da necessidade de atualização de informações, os criminosos têm aplicado golpes contra aposentados do INSS. Portanto, fazem abordagens por telefone, e-mail ou mensagem por celular para obter indevidamente dados pessoais dos beneficiários

Os criminosos se identificam como atendentes do INSS, do banco pagador ou de empresas autorizadas e solicitam informações pessoais, dados de cartão de crédito e senhas. Por isso, cuidado! Veja, a seguir, como é aplicado um golpe no INSS e como se proteger.

Conheça alguns golpes no INSS         

Veja, abaixo, uma lista com golpes no INSS que são constantemente aplicados:

Benefício bloqueado 

Um golpe no INSS muito aplicado é o benefício bloqueado.
Um golpe no INSS muito aplicado é o benefício bloqueado. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)

O aposentado recebe a ligação de um falso atendente do INSS alertando para o bloqueio iminente do benefício por desatualização de dados cadastrais. Portanto, o argumento é para atualizar e basta que o aposentado lhe forneça informações como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outros. 

Cuidado, pois os dados são suficientes para o criminoso cometer fraudes em nome do segurado. Além disso, o INSS não liga para informar sobre bloqueio de benefício.

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Agendamento de perícia médica 

A perícia médica deve ser feita periodicamente por segurados de benefícios por incapacidade temporária ou continuada. Os criminosos fazem contato com as vítimas para agendar a consulta. Portanto, novamente, solicitam informações do beneficiado como endereço, RG, CPF, dados bancários e até senhas em algumas situações. 

O INSS alerta para que o segurado não forneça os dados. Afinal, a solicitação de dados é apenas no sistema Meu INSS. Portanto, as convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União e sempre estarão registradas no perfil do segurado no site Meu INSS com prazo e orientações para agendamento. 

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Golpe no INSS na prova de vida on-line

Os criminosos ligam para aposentados e pensionistas alertando sobre a necessidade de realizar uma prova de vida digital, modalidade nova criada em razão da pandemia de covid-19. Mais uma vez, o falso atendente do INSS pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários

Depois solicita o envio de uma foto atual e dos documentos digitalizados, dando margem para um golpe do INSS pelo WhatsApp. Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras. 

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Taxa para receber atrasados do INSS 

O golpe no INSS é antigo e pratica-se por telefone ou por e-mail. Um falso atendente do INSS faz contato com a vítima e a informa sobre valores de benefícios atrasados que foram liberados para o segurado, com atualização e correção de juros. Surpreso e contente com o dinheiro extra que vai entrar, o aposentado informa os dados pessoais. 

Mas na segunda etapa, o golpista informa a cobrança de uma taxa administrativa para depósito para liberar o pagamento direto na conta do aposentado. Essa cobrança é por um falso boleto ou transferência de valores direto para uma conta. 

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Veja como não cair nos golpes 

O INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no Meu INSS na plataforma gov.br e jamais compartilhar login e senha. Portanto, as dicas para os aposentados são as seguintes:

  1. Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135. 
  2. Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone. 
  3. Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
  4. Acessar o MEU INSS na plataforma gov.br para confirmar o contato ou a convocação;
  5. Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.

O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. 

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