Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Importante: Governo Anuncia Suspensão do Bloqueio de Benefícios do INSS até o Final do Ano!

Veja novas mudanças recentes na prova de vida do INSS! Confira como está funcionando a prova de vida em 2024.

0

O Ministério da Previdência Social optou por suspender, até 31 de dezembro deste ano, o bloqueio de pagamento a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não realizaram a prova de vida.

A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União na sexta-feira (15). Saiba mais a respeito desta mudança as eguir!

Mudança na Verificação de Prova de Vida pelo INSS

Importante: Governo Anuncia Suspensão do Bloqueio de Benefícios do INSS até o Final do Ano!
Importante: Governo Anuncia Suspensão do Bloqueio de Benefícios do INSS até o Final do Ano! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

No início de fevereiro, o INSS anunciou que cerca de 4,3 milhões de beneficiários estavam sendo convocados para realizar a prova de vida, pois o instituto não conseguiu verificar a vida dessas pessoas apenas com as informações disponíveis em suas bases de dados.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui

Essa convocação levou a um aumento significativo na procura por atendimento presencial nas agências da Previdência.

A prova de vida é um procedimento periódico para confirmar que o beneficiário está vivo e apto a continuar recebendo o benefício do INSS ao qual tem direito.

Desde 2023, cabe ao INSS a responsabilidade de realizar a comprovação de vida dos beneficiários por meio do cruzamento de informações. Ou seja, o instituto verifica se o beneficiário está vivo utilizando dados de outros órgãos.

Leia mais: FGTS Digital: Substituição de saque-aniversário por crédito consignado? Então entenda o que pode mudar

Prazo para Realização da Prova de Vida

Após a repercussão do anúncio, o INSS emitiu uma nota reforçando que o próprio instituto faria a busca ativa dos beneficiários e que não era necessário que aposentados e pensionistas se dirigissem aos bancos ou agências do INSS.

Mesmo nos casos em que a prova de vida não pôde ser realizada, o benefício não era bloqueado ou suspenso imediatamente.

O INSS estabelece um prazo de 60 dias para que o segurado realize a prova de vida. Se não houver comprovação nesse período, o instituto pode tentar verificar a situação por meio de uma visita ao domicílio do beneficiário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Suspensão do Bloqueio de Benefícios até o Final de 2024

Com a portaria do Ministério da Previdência Social, o benefício não será suspenso mesmo após todas as tentativas do INSS de realizar a comprovação de vida até o final de 2024.

A portaria ministerial também promove mudanças no prazo estabelecido para que o INSS realize a comprovação de vida dos beneficiários. Anteriormente, o instituto tinha um período de 10 meses para efetuar essa comprovação a partir da data de aniversário do beneficiário.

Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito

Nova Regra para Comprovação de Vida pelo INSS

De acordo com a nova regra, a comprovação de vida pelo INSS será feita por meio de consultas a registros em bases de dados nos dez meses subsequentes à sua última realização ou atualização. Isso significa que o prazo de 10 meses passa a ser contado a partir da última atualização do benefício ou da última prova de vida realizada.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui

Com essa alteração, o INSS poderá aproveitar qualquer movimentação oficial fora da data de aniversário do segurado para realizar a comprovação de vida. Segundo o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, André Fidelis, isso inclui atualizações cadastrais ou outras ações, como a vacinação.

Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui

Por exemplo, anteriormente, se um beneficiário aposentado ou pensionista fazia aniversário em janeiro, o INSS tinha 10 meses, a partir de janeiro, para comprovar que o segurado estava vivo. Caso não conseguisse, dispunha de mais dois meses para tentar visitar a residência da pessoa ou utilizar outro método.

Veja Também: INSS DIVULGA NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos Aposentados 2024 – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO

INSS DIVULGA NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos Aposentados 2024 – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.