Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Empréstimo Consignado do INSS: Nova Redução de Juros Poderá ser Aprovada Hoje pelo Governo!

Governo pode aprovar hoje nova taxa de juros para beneficiar segurados do INSS.

0

GRANDE NOTÍCIA PARA APOSENTADOS! Governo poderá aprovar hoje nova queda da taxa de juros do consignado! A notícia é maravilhosa para os beneficiários do INSS que sofrem com as taxas de juros dos empréstimos, além de representar novas oportunidades para quem está em busca de crédito rápido.

Hoje, quarta-feira (28), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reúne para discutir sobre uma nova possível redução na taxa de juros do consignado. De acordo com informações, a taxa de juros que atualmente se encontra em 1,76% poderá ter uma nova diminuição. Acompanhe a matéria e entenda com detalhes a possível redução dos valores do empréstimo, e como isso afeta os beneficiários.

Taxa de juros em queda e bancos insatisfeitos.

Taxas de juros do consignado tem previsão para cair mais uma vez hoje!
Taxas de juros do consignado tem previsão para cair mais uma vez hoje! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Primeiramente, desde que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começou a reduzir a taxa básica de juros da economia, em agosto do ano passado, o ministro Lupi vem buscando diminuir o limite dos juros para os beneficiários do INSS. No entanto, essa proposta tem enfrentado resistência por parte dos bancos no Conselho.

Leia mais: Virgínia e Zé Felipe fazem chá revelação luxuoso para anunciar sexo do terceiro bebê

Apesar das objeções do setor financeiro, os representantes dos bancos continuam sendo derrotados nas votações. Eles argumentam que a taxa Selic não é uma referência adequada para os empréstimos e que essa medida pode resultar em uma diminuição na oferta de crédito por parte das instituições financeiras.

Então como alternativa, os bancos sugerem utilizar a taxa do DI (Depósito Interbancário) como referência para o consignado, considerando um prazo médio de dois anos. Essa taxa é comumente usada como parâmetro para investimentos em renda fixa.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Mudanças no teto de juros consignado em 2023

No ano de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou quatro cortes na taxa máxima de juros dos empréstimos consignados para os beneficiários do INSS.

Leia mais: INSS: Bancos Liberam o 14º Salário? Descubra Agora!

Essas reduções foram iniciativas do Ministério da Previdência Social, impulsionadas pela queda da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim, a taxa máxima em 2023 que era de 1,97% foi gradualmente reduzindo até chegar nos atuais 1,76%.

Na reunião de hoje (28), de acordo com informações, a taxa de juros que atualmente se encontra em 1,76% poderá chegar a 1,72%.

Como as reduções na taxa de juros afeta os beneficiários do INSS?

A grosso modo, são as taxa de juros do consignado que determinam se o beneficiário vai pagar caro ou não no empréstimo, além disso, é ela quem disponibiliza a oportunidade de solicitar valores maiores no consignado.

Leia mais: Elon Musk revela: paciente controlou mouse com o pensamento através de chip cerebral

Dessa forma, quando a taxa de juros do consignado caí, as parcelas ficam mais baixas, e os valores para solicitação aumentam.

Tenho um empréstimo com juros acima do teto, o que posso fazer?

Por fim, o aposentado ou pensionista que possui um empréstimo consignado com taxas que ultrapassam o limite permitido, bem como, já utilizou toda a margem consignável disponível, tem a opção de realizar a portabilidade de consignado. Esse processo consiste na transferência da dívida para outra instituição financeira, com o objetivo de obter condições mais favoráveis do que as atuais.

Para solicitar a portabilidade, o titular do empréstimo deve entrar em contato com a instituição financeira desejada e fazer a solicitação. A nova instituição irá analisar os termos do contrato existente e verificar as oportunidades de portabilidade disponíveis.

Leia mais: Busco passar borracha no passado’: diz Bolsonaro em ato na Paulista, teste de força política em meio a investigações

Após essa análise, a nova instituição inicia o processo de compra da dívida, quitando o empréstimo anterior. Em seguida, um novo contrato é estabelecido com as condições negociadas entre as partes.

Assim, com a conclusão desse processo, o relacionamento financeiro passa a ser apenas com a nova instituição, onde o cliente poderá aproveitar as vantagens das condições oferecidas. Para iniciar esse processo, veja antes as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras dentro da plataforma, Meu INSS.

Veja Também: Descubra as novas datas de pagamento do 13º salário!

INSS e BANCOS CONFIRMAM NOVAS DATAS e VALORES 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS em 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista