Empréstimo Consignado do INSS: Nova Redução de Juros Poderá ser Aprovada Hoje pelo Governo!
Governo pode aprovar hoje nova taxa de juros para beneficiar segurados do INSS.
GRANDE NOTÍCIA PARA APOSENTADOS! Governo poderá aprovar hoje nova queda da taxa de juros do consignado! A notícia é maravilhosa para os beneficiários do INSS que sofrem com as taxas de juros dos empréstimos, além de representar novas oportunidades para quem está em busca de crédito rápido.
Hoje, quarta-feira (28), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reúne para discutir sobre uma nova possível redução na taxa de juros do consignado. De acordo com informações, a taxa de juros que atualmente se encontra em 1,76% poderá ter uma nova diminuição. Acompanhe a matéria e entenda com detalhes a possível redução dos valores do empréstimo, e como isso afeta os beneficiários.
Taxa de juros em queda e bancos insatisfeitos.
Primeiramente, desde que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começou a reduzir a taxa básica de juros da economia, em agosto do ano passado, o ministro Lupi vem buscando diminuir o limite dos juros para os beneficiários do INSS. No entanto, essa proposta tem enfrentado resistência por parte dos bancos no Conselho.
Leia mais: Virgínia e Zé Felipe fazem chá revelação luxuoso para anunciar sexo do terceiro bebê
Apesar das objeções do setor financeiro, os representantes dos bancos continuam sendo derrotados nas votações. Eles argumentam que a taxa Selic não é uma referência adequada para os empréstimos e que essa medida pode resultar em uma diminuição na oferta de crédito por parte das instituições financeiras.
Então como alternativa, os bancos sugerem utilizar a taxa do DI (Depósito Interbancário) como referência para o consignado, considerando um prazo médio de dois anos. Essa taxa é comumente usada como parâmetro para investimentos em renda fixa.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Mudanças no teto de juros consignado em 2023
No ano de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou quatro cortes na taxa máxima de juros dos empréstimos consignados para os beneficiários do INSS.
Leia mais: INSS: Bancos Liberam o 14º Salário? Descubra Agora!
Essas reduções foram iniciativas do Ministério da Previdência Social, impulsionadas pela queda da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim, a taxa máxima em 2023 que era de 1,97% foi gradualmente reduzindo até chegar nos atuais 1,76%.
Na reunião de hoje (28), de acordo com informações, a taxa de juros que atualmente se encontra em 1,76% poderá chegar a 1,72%.
Como as reduções na taxa de juros afeta os beneficiários do INSS?
A grosso modo, são as taxa de juros do consignado que determinam se o beneficiário vai pagar caro ou não no empréstimo, além disso, é ela quem disponibiliza a oportunidade de solicitar valores maiores no consignado.
Leia mais: Elon Musk revela: paciente controlou mouse com o pensamento através de chip cerebral
Dessa forma, quando a taxa de juros do consignado caí, as parcelas ficam mais baixas, e os valores para solicitação aumentam.
Tenho um empréstimo com juros acima do teto, o que posso fazer?
Por fim, o aposentado ou pensionista que possui um empréstimo consignado com taxas que ultrapassam o limite permitido, bem como, já utilizou toda a margem consignável disponível, tem a opção de realizar a portabilidade de consignado. Esse processo consiste na transferência da dívida para outra instituição financeira, com o objetivo de obter condições mais favoráveis do que as atuais.
Para solicitar a portabilidade, o titular do empréstimo deve entrar em contato com a instituição financeira desejada e fazer a solicitação. A nova instituição irá analisar os termos do contrato existente e verificar as oportunidades de portabilidade disponíveis.
Após essa análise, a nova instituição inicia o processo de compra da dívida, quitando o empréstimo anterior. Em seguida, um novo contrato é estabelecido com as condições negociadas entre as partes.
Assim, com a conclusão desse processo, o relacionamento financeiro passa a ser apenas com a nova instituição, onde o cliente poderá aproveitar as vantagens das condições oferecidas. Para iniciar esse processo, veja antes as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras dentro da plataforma, Meu INSS.
Veja Também: Descubra as novas datas de pagamento do 13º salário!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!