Economia para brasileiros: juros do cartão de crédito recuam pelo 2º mês consecutivo- Confira os motivos e impactos para brasileiros
Confira como ficam os juros cartão de crédito com a nova queda na porcentagem.
Os juros cartão de crédito rotativo apresentaram um recuo de 419,3% ao ano em janeiro para 412,5% ao ano. Contudo, em fevereiro deste ano, conforme divulgado pelo Banco Central.
Essa redução de 6,8 pontos percentuais representa o menor patamar desde dezembro de 2022, quando estava em 411,9% ao ano. Apesar dessa queda, a taxa continua elevada, acima de 400% ao ano, caracterizando uma modalidade de crédito com juros proibitivos.
O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data de vencimento, mas deseja evitar a inadimplência. No entanto, essa é a linha de crédito mais cara do mercado e é recomendável que os clientes bancários paguem o valor total da fatura mensalmente para evitar os altos encargos. Veja como ficam os juros cartão de crédito.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Limitação da Dívida e Discussões Sobre juros cartão de crédito
Em fevereiro, completou-se o segundo mês de vigência da decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de limitar o valor total da dívida dos clientes no cartão de crédito rotativo. Essa medida, que começou a valer em 3 de janeiro, busca conter os juros abusivos nessa modalidade de crédito. Contudo, a solução adotada pelo CMN é considerada temporária.
Leia mais: Receita Federal atualiza regras e limites de isenção do IR 2024. Confira!
As discussões sobre os juros do cartão de crédito rotativo têm gerado atrito entre os bancos e as credenciadoras independentes, conhecidas como “maquininhas”. O parcelado sem juros no cartão de crédito é um ponto em debate, sendo questionado pelos bancos, mas defendido pela equipe econômica e pelas credenciadoras independentes.
Leia mais: INSS Altera Período de Contagem para Comprovação de Prova de Vida – Descubra as Mudanças!
Outras Taxas Bancárias e Volume de Crédito
Em fevereiro deste ano, além dos juros cartão de crédito, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com pessoas físicas e empresas apresentou uma queda de 0,3 ponto percentual, alcançando 40,2% ao ano. Esse é o menor patamar desde junho de 2022.
Contudo, nas operações com empresas, a taxa média de juros caiu de 22,3% ao ano em janeiro para 21,4% ao ano em fevereiro deste ano. Enquanto nas operações com pessoas físicas, a queda foi de 52,6% ao ano para 52,5% ao ano no mesmo período.
Leia mais: Veja Agora: 9 Ocupações que São Comuns em Outros Países, mas Raras no Brasil!
Apesar dessas reduções, a taxa de inadimplência média registrada pelos bancos nas operações de crédito permaneceu estável em 3,3% em fevereiro, sendo o maior patamar desde novembro de 2023. Nas operações com pessoas físicas, a inadimplência ficou estável em 3,7% de janeiro para fevereiro, enquanto nas operações com empresas, permaneceu inalterada em 2,6% no mesmo período.
Veja Também: INSS: SAIU a LISTA de BANCOS que vão DEVOLVER VALOR em DOBRO para APOSENTADOS do INSS – VEJA AGORA!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.