Economia da Rússia em meio a guerra- Entenda por que país ainda não colapsou
Veja agora como anda a economia da Russia na guerra.
A guerra entre Rússia e Ucrânia está prestes a completar dois anos e muitos analistas acabam questionando como que a economia da Rússia ainda consegue sobreviver após tantas sanções ocidentais, sem correr um colapso no PIB.
Os números que acabaram sendo divulgados por Moscou, são mais otimistas do que a média e dessa forma, mostrou a economia da Rússia muito resistente mesmo em meio de guerra. Dessa forma, do ponto de vista econômico, a Rússia consegue ter um espaço considerável para continuar com a guerra.
Mesmo com sanções que acabaram sendo intensificadas desde o começo dessa guerra, a Rússia acaba lutando contra as sanções. Desde o ano de 2014, ano em que foi atingida por uma série de restrições comerciais depois de acabar anexando de forma ilegal a Crimeia da Ucrânia. Portanto, mesmo com a guerra, as receitas provenientes das vendas de petróleo acabam continuando salvando o país.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Economia da Rússia: PIB
Leia mais: PRORROGADO: Novo prazo para MEI e Microempresas entregar a declaração anual – VEJA
Para nós ter uma comparação no ano de 2022, quando começou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O PIB da Rússia acabou recuando em 1,2% de acordo com os dados oficiais. Os analistas ouvidos pela Reuters no ano de 2023, mencionaram que a economia da Rússia acabou descendo ainda 3,1%.
Na Ucrânia, o PIB acabou tombando em 2022 para 29%, o banco central local acaba estimando um crescimento de 4,9% para o ano de 2023. As necessidades militares da Rússia, acabam envolvendo suprimentos como armas, munições e bandagens.
Dessa forma, essa intensa demanda acaba impulsionando as indústrias que produzem bens, fortalecendo uma indústria que a Rússia já é muito então forte.
Leia mais: Surpresa: Calendário INSS de Pagamentos da Aposentadoria para Fevereiro – Veja Agora!
A Rússia acaba enfrentando uma crise demográfica, antes mesmo de ocorrer a guerra com a Ucrânia. Com o começo do conflito, cerca de 1 milhão de russos, incluindo homens de idade de alistamento, acabaram fugindo da sua terra natal.
Em 2023, a Rússia acabou enfrentando uma escassez de 5 milhões de trabalhadores, à medida que então as vagas na força de trabalho acabam aumentando quase 5% em relação ao ano anterior. No mês de novembro, a Rússia acabou registrando uma taxa de desemprego recorde, sendo de 2,9%.
Por causa da escassez de mão de obra, os salários acabaram aumentando, apoiando assim o consumo e o crescimento econômico.
Leia mais: Consulta Liberada! Valores Esquecidos no Banco Central – Descubra Então Como Sacar!
Veja Também: Melhor notícia do ano para o INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!