Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Descubra Como Resgatar as Cotas do PIS/PASEP: Guia Prático para Dinheiro Extra!

Se você trabalhou entre 1971 e 1988, há a oportunidade de resgatar as cotas do PIS e do PASEP. Para verificar se você tem direito e realizar o resgate, siga as orientações

0

Se você, assim como muitos brasileiros, trabalhou entre os anos de 1971 e 1988, definitivamente precisa ler este artigo. O motivo? A oportunidade de resgatar cotas acumuladas dos fundos PIS e PASEP! Este dinheiro, que foi depositado durante esse período, pode agora se tornar um recurso extra em seu orçamento. Acompanhe nosso passo a passo e descubra como resgatar essas cotas.

As cotas do PIS/PASEP, para quem não está familiarizado, são uma espécie de poupança acumulada por trabalhadores em suas atividades de trabalho entre os anos citados, equivalente ao FGTS da atualidade.

Este dinheiro era depositado pelos empregadores em nome de seus funcionários, e muitos desses trabalhadores deixaram de sacar os valores acumulados com a transição da lei trabalhista e unificação desses fundos.

Mas, como descobrir se você tem direito a estas cotas? Vamos explicar nos próximos parágrafos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Quais são os Critérios para Ter Direito a Resgatar as Cotas do PIS/PASEP?

As cotas do PIS/PASEP, para quem não está familiarizado, são uma espécie de poupança acumulada por trabalhadores em suas atividades de trabalho em um determinado período. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias).
As cotas do PIS/PASEP, para quem não está familiarizado, são uma espécie de poupança acumulada por trabalhadores em suas atividades de trabalho em um determinado período. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias).

O perfil dos beneficiários dessas cotas é bem específico, mas simples de identificar. Podem solicitar os saques pessoas que tenham trabalhado tanto no setor privado, quanto no público entre 1971 e 1988 e que tenham contribuído para o Fundo PIS/PASEP.

Leia mais: É possível transformar BPC LOAS em Aposentadoria? Descubra

Além disso, é necessário ter saldo nas cotas do fundo, possuir 60 anos ou mais (no caso dos homens) ou 62 anos ou mais (para as mulheres) e claro, não ter sacado esse saldo anteriormente.

Passo a Passo para Verificar o Direito às Cotas e Realizar o Resgate

Determinar se você possui direito às cotas do PIS/PASEP é uma tarefa que também exige identificação do fundo de garantia ao qual você esteve vinculado.

Para isso, você pode acessar o portal da Caixa Econômica Federal (para o fundo PIS) ou do Banco do Brasil (para o fundo PASEP) e utilizar as ferramentas de consulta de saldo disponíveis nesses portais. Lembre-se: tenha em mãos o seu CPF e o número do PIS/PASEP para essa consulta.

Leia mais: Já está valendo nova taxa de juros do empréstimo consignado BPC – Saiba mais

Outra maneira de consultar os valores disponíveis nas cotas é pelo celular, através do aplicativo do FGTS. Para isso, siga a seguinte sequência: abra o seu aplicativo do FGTS, selecione “Outras Situações de Saques”, clique em “PIS/PASEP”, escolhendo se você é trabalhador ou dependente de um trabalhador já falecido, consulte os valores e avalie a possibilidade de resgate das cotas.

Por fim, mas não menos importante, é possível verificar pessoalmente a disponibilidade dessas cotas. Se você contribuiu para o PIS, deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação e o número do PIS.

Já para o fundo PASEP, o servidor público deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil também com um documento de identificação e o número do PASEP. A instituição bancária realizará a verificação do seu direito e, caso esteja tudo de acordo, será possível solicitar o saque das cotas.

Leia mais: Aprenda a agendar perícia e conferir pagamentos com os serviços digitais do INSS!

Acredito que as informações acima te ajudem a entender e resgatar as tão faladas cotas do PIS/PASEP. E lembre-se: com pequenas atitudes podemos fazer um grande diferencial em nossas finanças.

Veja também:

URGENTE! CAIXA CONFIRMA O PAGAMENTO PARA TODOS OS TRABALHADORES QUEM TÊM DIREITO PIS PASEP 2022. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube assista.