Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Desaposentação do INSS em 2024: como funciona o projeto e quem poderá ser beneficiado

A desaposentação do INSS visa recalcular o benefício previdenciário do idoso que ainda trabalha. Veja como está o trâmite do processo.

0

Nos últimos anos, as notícias a respeito da desaposentação do INSS estão cada vez chamando mais atenção dos idosos, ainda mais neste ano de 2024. Afinal, muitos segurados se sentem prejudicados financeiramente e de diversas maneiras tentam aumentar o valor do benefício.

Mas jé é possível realizar a desaposentação? O que é, como funciona, quem tem direito e, principalmente, quais as regras? Continue conosco para entender as últimas notícias sobre a desaposentação e tudo sobre um tema tão importante!

O que é desaposentação INSS?

Veja como se encontra o trâmite da desaposentação do INSS em 2024!
Veja como se encontra o trâmite da desaposentação do INSS em 2024! (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Primeiramente, para os que não conhecem, a desaposentação é um procedimento do INSS que permite que o aposentado que voltou a trabalhar solicite um recálculo do benefício após nova contribuição ao INSS.

Leia mais: INSS divulgou que vai focar em análise documental pelo Atestmed para facilitar processo- Confira como solicitar benefícios

Em outras palavras, o idoso aposentado, após voltar ao mercado de trabalho, poderia recorrer ao recálculo a fim de melhorar o valor do seu benefício.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como funciona a desaposentação INSS?

O processo de desaposentação da Previdência Social, ocorre quando o indivíduo cancela, desiste ou renúncia a uma aposentadoria da qual já tinha direito.

Leia mais: Confira como consultar se você tem direito a receber os R$ 21,4 bilhões liberados pelo INSS

O objetivo do procedimento é acrescentar ao cálculo do benefício as novas contribuições previdenciárias para que o valor que o beneficiário recebia antes, aumente.

Quem tem direito à desaposentação?

Para ser elegível a desaposentação do INSS em 2024, é preciso que os idosos deem entrada na aposentadoria, e mesmo após receberem a carta de concessão, não usar o benefício.

Leia mais: INSS anunciou taxas de juros menores em MARÇO! Consulte quais os valores para contratar consignados

Importante: Além de não ter sacado o valor do benefício, o idoso também não pode ter resgatado o FGTS ou do PIS após a concessão da aposentadoria.

Sendo assim, apenas as pessoas que já usufruem do benefício não tem direito a desaposentação.

Servidor público pode desistir da aposentadoria?

Sim, é possível um servidor público desistir da aposentadoria, no entanto, existem algumas regras que precisam ser atendidas, como não realizar o saque do benefício, FGTS e Pasep.

Leia mais: Empresas de cartões de crédito querem lançar novo produto que promete parcelamento em até 60 meses e novas taxas de juros

No entanto, a aposentadoria de um servidor público é considerada irreversível e irrenunciável, sendo assim, a partir do momento que concedida, não poderá ser desfeita.

Já no âmbito federal, a Lei n.º 8.112/90, em seu artigo 25, determina que um servidor pode voltar a trabalhar, caso a sua aposentadoria tenha sido voluntária. Porém, o retorno ao trabalho só pode ocorrer quando a administração pública demonstrar interesse do retorno do servidor. 

Qual a lei que quer aprovar a desaposentação INSS?

A lei que visa aprovar a desaposentação do INSS em 2024, é o Projeto de Lei 2567/2011, do Senado. Atualmente ele tramita com outros 30 projetos que tem como objetivo, ampliar os benefícios aos aposentados que retornaram ao mercado de trabalho.

Leia mais: Nova lei vai surpreender quem tem conta em banco- Confira mudanças que impactam os brasileiros

Assim, o relator substituto da PL, deputado Castro Neto (PSD – PI) afirma  “pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), compete ao Poder Legislativo definir se há o direito à desaposentação”.  

De acordo com Castro Neto, o PL é fundamental para que as novas contribuições obrigatoriamente pagas pelos beneficiários que retornaram ao trabalho, sejam implementadas no novo valor do salário.

Lei da desaposentação já foi aprovada?

Até o dado momento, a PL 2567/2011 da desaposentação do INSS ainda não foi aprovada. O projeto se encontra tramitando em caráter conclusivo, mas, ainda precisa passar por outras 3 comissões no Congresso Nacional, sendo elas:

Leia mais: Presidente da França vai pedir cessar fogo à Rússia durante as Olimpíadas

  • Comissão e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família;
  • Comissão de Finanças e Tributação;
  • Constituição e Justiça e de Cidadania.

Após o PL ser aprovado nessas comissões, ele irá para votação no plenário, para aí então ser enviado para o Senado Federal. Somente após todo esse trâmite que ele irá para sanção presidencial.

Veja Também: Lista de beneficiários que precisarão fazer a prova de vida esse mês!

ATENÇÃO: PROVA de VIDA INSS 2024 – SAIU na LISTA MUDANÇAS no INSS – QUEM PRECISA FAZER MÊS de MARÇO?  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista