CNH Social: Passo a Passo para Inscrição na CNH Gratuita em 2024! Confira Agora!
Conheça o Projeto Social de Formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, CNH Social.
Quer emitir a sua CNH ainda esse ano? Imagine poder fazer isso gratuitamente. A possibilidade se abriu após governos de alguns estados implementarem a medida como uma das ações públicas para levar melhorias à vida de pessoas de baixa renda.
Com uma CNH, muitos brasileiros poderão ter novas chances de emprego, bem como de inclusão social. A modalidade nasceu da parceria entre o governos estaduais e o Detran. A seguir, confira detalhes do projeto como, requisitos, quem pode solicitar e mais.
CNH SOCIAL 2024
A CNH social é o mais novo programa do governo que permite que o cidadão interessado em tirar uma CNH, consiga o documento gratuitamente. Por isso, ele também é conhecido como CNH gratuita.
Leia mais: Qual Tipo de Aposentadoria do INSS Combina Mais com você! Confira agora
O governo, em parceria com o Detran, implementou o programa que visa cobrir os custos relacionados a primeira habilitação, para pessoas de baixa renda. Assim, pessoas podem se formar gratuitamente através do programa, tendo que passar pelas aulas, exames e provas do Detran.
Vale ressaltar que o programa não cobre apenas os custos da primeira habilitação gratuita nas categorias A ou B, mas, possibilita a adição, ou mudança para as categorias B para D. A última, permite que o motorista dirija veículos como ônibus e caminhões.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem pode se inscrever na CNH social?
Os requisitos para solicitar a CNH social podem variar conforme as regras de cada estado! Porém, alguns dos requisitos incluem: idade mínima de 18 anos, ter estudado em escola pública, ser alfabetizado, ter renda familiar de até dois salários mínimos, estar desempregado ou sem renda formal, e apresentar comprovante de residência no estado ou município participante do programa.
Leia mais: Projeto de lei polêmico: CNH e linhas telefônicas de pichadores podem ser suspensas
De acordo com a AND, há estados que pedem a comprovação de cadastro em programas como o Bolsa Família e o CadÚnico, para ter direito. Ademais, para o cadastro, a maioria dos Detran pede que o individuo seja residente no estado em que o documento será emitido.
Aliás, o programa funciona com um número limitado de vagas, e por isso, não basta apenas comprovar ser baixa renda para ter direito ao benefício. Acontece que cada estado possui suas próprias regras para determinar quais inscritos terão direito a CNH gratuita, seja por ordem de inscrição ou análise de renda.
Estados que oferecem a CNH Social
Confira a seguir se o seu estado consta na lista dos que oferecem a CNH gratuita:
Leia mais: Brasileiro de extrema-direita foi eleito Deputado em Portugal- Saiba quem é o político
- Acre (AC)
- Alagoas (AL), em algumas cidades.
- Amazonas (AM)
- Bahia (BA)
- Ceará (CE)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Pará (PA)
- Paraíba (PB)
- Pernambuco (PE)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Roraima (RR)
- Santa Catarina (SC)
- Sergipe (SE)
Outra importante iniciativa dos próprios estados, é que além da oferecer a CNH gratuita, no Ceará, por exemplo, fornece gratuitamente um capacete aos que concluírem o processo para condução de motos.
Por fim, temos também como exemplo o estado de Pernambuco, que instituiu o programa CNH Rural, para oferecer o benefício apenas para pessoas da zona rural do estado, levando essa oportunidade para mais cidadãos.
Veja Também: Atualizações quanto ao pagamento do 14º salário do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!