ATENÇÃO: Governo Lula Estuda Reduzir Benefícios do INSS como Parte do Corte de Gastos! Confira os Detalhes!
Governo do presidente Lula quer cortar gastos e benefícios entram na mira! Veja agora!
Péssima notícia para aqueles que dependem da autarquia para ter o mínimo economicamente. A equipe econômica de Lula passou a propor uma redução nos benefícios do INSS, sem mexer no principal rombo, os juros e amortizações pagos aos banqueiros.
Assim, infelizmente para quem precisa, estão na mira os benefícios de auxílio-doença, um auxílio pago aos trabalhadores acometidos por acidentes de trabalho, ou doenças, e o auxílio-reclusão (pago a dependentes de presos em regime fechado).
Assim, a proposta de Fernando Haddad (ministro da Fazenda) busca desvincular esses benefícios dos reajustes do salário mínimo — que recebe já recebe pequenos aumentos reais, em virtude da política do atual governo. Confira a seguir como isso afeta os beneficiários, na prática.
Equipe de Lula propõe redução de Benefícios do INSS
Primeiramente, na prática, a redução dos benefícios do INSS tornaria o benefício menor ano após ano, prejudicando apenas um grupo — os trabalhadores. A decisão final ficará a mercê do presidente da república, Lula.
A ideia anteriormente seria de desvincular as aposentadorias permanentes do reajuste do mínimo, porém os economistas do governo acharam que seria muito difícil politicamente, com risco de derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o Jornal O Globo.
Leia mais: O Mistério dos Endereços: Brasil Desvendando o Segredo das Ruas sem Número
Sendo assim, a ideia de desvincular os benefícios temporários do reajuste do salário mínimo é vista como mais fácil de receber aprovação. Integrantes do governo juram que os benefícios temporários não ficariam sem ganho real, mas somente que a regra de reajuste seria diferente dos demais.

Mas, na prática, traria sim, prejuízos a quem realmente depende desses benefícios.
Confira os benefícios na mira do corte:
- Auxílio-doença (na verdade, o nome atual é “auxílio por incapacidade temporária”): benefício devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar incapacitado temporariamente para o trabalho ou sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos em decorrência de doença ou acidente;
Leia mais: Vitória para as Mulheres: Comissão Aprova Aposentadoria Rural para Donas de Casa!
- Auxílio-acidente: benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza definitivamente sua capacidade para o trabalho. Apesar de seu caráter, é uma indenização que não impede o segurado de continuar trabalhando;
- Auxílio-reclusão: apesar de muito preconceito (por vezes, fruto de desconhecimento), é um benefício muito importante e que centra foco nos familiares do segurado de baixa renda que esteja cumprindo prisão em regime fechado.
Governo pensa onde atacar
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Por fim, entra governo e sai governo, mas esse tema sempre volta a atormentar os beneficiários da Previdência Social.
Leia mais: IMPORTANTE: As Ruas Sem Nome Afetam Cidadania -Leia mais
Outro corte de gastos na mira de Haddad são os investimentos mínimos obrigatórios nas áreas de Saúde e Educação. Por mais uma vez, uma medida já havia surgido em governos anteriores. Mas aqui, escancara-se o risco de um sucateamento cada vez maior nestas áreas vitais para a população.
“É lamentável, por si só, que circule dentro do governo propostas de reduzir benefícios dos trabalhadores. Por isso, precisamos ficar atentos e mobilizados para dizer não a qualquer ataque aos nossos direitos. Nosso Sindicato vai ser linha de frente contra isso”, afirma o diretor do Sindicato Célio Dias da Silva, da Secretaria de Saúde da entidade.
Veja Também: Reajuste das aposentadorias revelado!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!