Descubra Como Aliviar suas Dívidas Hoje Mesmo! Confira a seguir
Lei do Superendividamento: Veja qual dívida que aposentado não precisa pagar. Confira quais débitos estão relacionados.
A situação financeira dos aposentados no Brasil tem sido alvo de preocupações. A maioria desses cidadãos vive com um salário mínimo e a presença de dívidas excessivas ocasiona dificuldades para o seu sustento. Mas a Lei do Superendividamento surge como um alento para esses casos. Com ela, há tipos de dívidas que aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC/LOAS não precisam pagar.
A Lei do Superendividamento foi criada com o propósito de proteger pessoas e famílias com dívidas excessivas, facilitando a renegociação dos valores pendentes. Este mecanismo visa aliviar o peso financeiro e proporcionar uma qualidade de vida digna para os cidadãos.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem se enquadra na Lei do Superendividamento?

Os superendividados, de acordo com a nova lei, são todas as pessoas que possuem dívidas que excedem a sua renda mensal, de modo a comprometer o sustento próprio e de seus dependentes. Porém, há critérios para ser considerado superendividado. Esses critérios excluem dívidas contraídas com a intenção de não serem pagas, pois estas não têm proteção da lei.
Leia mais: Saiba TUDO sobre a APOSENTADORIA para quem tem 60 anos e contribuiu por 30 – Veja agora!
Dívidas que aposentado não precisa pagar: Quais são?
A Lei do Superendividamento tem limitações. Assim, não é qualquer dívida que o aposentado não precisa pagar, sendo somente aplicável àquelas relacionadas a consumo e vinculadas a instituições financeiras. Nesta categoria, entram tanto as contas já vencidas quanto aquelas que estão por vencer. São elas:
Leia mais: INSS Libera R$1.840 para Beneficiários – Governo Dá Sinal Verde. Aprenda Como Fazer!
- contas de água, luz, telefone, gás, etc;
- boletos e carnês de consumo;
- empréstimo com bancos e financeiras;
- crediários e parcelamentos em geral.
Contudo, a lei não contempla dívidas contraídas de má-fé ou decorrentes de fraudes. Além disso, voltam-se atenções especiais para pessoas idosas, analfabetas, doentes ou em estado de vulnerabilidade, com o objetivo de evitar um endividamento ainda maior. Confira algumas dívidas que não são contempladas pela lei:
Leia mais: Abono Natalino do INSS será Pago Novamente! Quem vai receber e Valores
- impostos e demais tributos;
- multas de trânsito;
- pensão alimentícia em atraso;
- financiamento imobiliário;
- crédito rural;
- produtos e serviços de luxo.
Como recorrer a Lei do Superendividamento?
O primeiro passo para recorrer à Lei do Superendividamento é procurar o Fórum, um advogado ou Defensoria Pública. Também é possível buscar orientação em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Leia mais: PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL: INSS Libera Salário Dobrado – Entenda Como Funciona
Estando de acordo com a lei, o devedor elaborará um plano de pagamento ajustado à sua renda mensal e seus gastos fixos. Portanto, o objetivo é assegurar a sobrevivência e permitir que as parcelas relativas às dívidas sejam reduzidas e caibam no bolso do cidadão.
A dívida que aposentado não precisa pagar, segundo a Lei do Superendividamento, não se refere à isenção do débito, mas sim a uma renegociação para parcelas que condizem com a condição econômica da pessoa, removendo os juros abusivos. E esta é, sem dúvida, uma medida que traz esperança para muitos brasileiros.
Leia mais: VEJA AGORA: INSS faz MUDANÇAS e libera até R$ 18.000,00 – Saiba os DETALHES e como receber!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!