Consignados terão suspensão de 180 dias – Veja como funciona!
Nova lei que prevê a suspensão dos empréstimos promete ajudar beneficiários com as contas em atraso!
O empréstimo consignado do INSS está disponível para quase todos os beneficiários do instituto, sendo eles os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC. Todavia, quando o pagamento das parcelas se torna inviável por estar faltando dinheiro para as contas do dia a dia, recorrer ao cancelamento do mesmo é o melhor caminho.
Porém, sabemos o quão cansativo pode ser o processo de suspensão de um empréstimo consignado. Assim, o Deputado Pompeo de Mattos criou uma estratégia para suspender temporariamente os empréstimos consignados. O projeto prevê a suspensão do empréstimo por 180 dias aos beneficiários do INSS.
A medida veio após a crise econômica instaurada durante o pós-pandemia de Covid-19. Portanto, a medida visa mitigar os impactos financeiros enfrentados por essas pessoas.
Projeto de lei para suspender o empréstimo consignado do INSS

Criado o Projeto de Lei n.° 3327, de 2023, do Deputado Pompeo de Mattos, que busca a suspensão dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. A iniciativa visa proporcionar um alívio financeiro a essas pessoas, sobretudo diante das dificuldades financeiras enfrentadas.
Mas, com os gastos acumulados, os beneficiários do INSS se tornam a principal fonte de renda para muitas famílias brasileiras, e a falta de verba para conseguir arcar com as contas, foram desenvolvidas estratégias para reequilibrar as finanças.
Leia mais: DESCUBRA: Calendário INSS Novembro Revela Datas de Pagamento – Confira e Programe-se!
A justificativa do Deputado foi que a suspensão dos pagamentos dos empréstimos consignados por 180 dias, durante o período pós-pandemia, proporcionaria alívio financeiro para aqueles que solicitaram empréstimos, facilitando que eles se reestruturem financeiramente e se recuperem dos impactos causados pela crise.
Sobretudo tendo em vista que hoje, os idosos encontram dificuldades para voltar ao mercado de trabalho devido à idade avançada, e às limitações físicas. Ou seja, o projeto também visa beneficiar essa parcela da população.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do DIÁRIO OFICIAL NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Instituições financeiras que aderiram à suspensão dos consignados
Dentre as instituições financeiras que aderiram à suspensão dos consignados, incluem-se:
Leia mais: 14º SALÁRIO DO INSS: O que é e como vai funcionar
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Itaú Unibanco
- Bradesco
- Mercantil (suspendeu só o empréstimo pessoal, o cartão consignado segue valendo)
- PAN
- Bem Promotora
- Daycoval
- PagBank (suspendeu só nos correspondentes bancários, continua oferecendo pelo app)
- C6
Empréstimo consignado
Em 2023, os beneficiários do INSS tem disponível até 45% do salário para ser comprometido em transações do empréstimo consignado. Assim, 35% fica destinado à solicitação de empréstimos. Enquanto os outros 5% é destinado ao cartão de crédito consignado, bem como outros 5% são direcionados ao cartão benefício consignado.
Leia mais: PODE COMEMORAR: Aumento de R$141 Estará Disponível para TODOS os Beneficiários do INSS – Saiba Mais!
A taxa de juros, porém, sofreu recente queda, passando para 1,84% ao mês. Da mesma forma, os cartões passaram por redução em suas taxas, limitando o teto em 2,73%. Nessa modalidade, as parcelas são descontadas na folha de pagamento dos segurados.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!