Economia para os idosos: nova lei protege idosos com dívidas e limita juros- Confira quem se beneficia
A Nova Lei de Registros Públicos para Idosos oferece proteção financeira aos idosos, limitando juros e mais. Veja.
A Nova Lei de Registros Públicos para Idosos, entrará em vigor ainda esse ano visando proporcionar proteção financeira aos consumidores, especialmente os idosos e aqueles já endividados. A legislação visa combater os altos juros e cobranças excessivas nos cartões de crédito, oferecendo benefícios para esse grupo específico de pessoas.
Portanto, continue a leitura e saiba mais detalhes dessa nova lei.
Benefícios e limitações da nova lei

Uma das principais mudanças trazidas pela nova lei é a limitação dos juros no crédito rotativo, que não poderão mais exceder 100% do valor da dívida original.
Leia mais: Trabalhadores estão recebendo R$ 1.412 – Confira quem serão os beneficiados
Além disso, a legislação permite a portabilidade da dívida do cartão de crédito, possibilitando que o idoso transfira seu débito para outra instituição caso encontre condições mais favoráveis.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como a nova lei beneficia os idosos com dívidas
A Lei do Superendividamento tem um foco especial nos idosos com mais de 60 anos que enfrentam situações de endividamento excessivo. Então, para se qualificar para as isenções previstas na lei, os idosos devem comprovar que suas dívidas mensais ultrapassam sua renda e foram contraídas por necessidades básicas e de boa-fé.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Décimo Terceiro Salário dos Aposentados – Consulte as Datas do Pagamento
Dessa maneira, contas de serviços essenciais, empréstimos bancários, boletos e carnês de consumo estão entre os débitos contemplados pela legislação, entretanto os impostos, multas de trânsito e financiamentos imobiliários não estão inclusos.
Mais benefícios para os idosos
Além das proteções financeiras oferecidas, os idosos podem se beneficiar da Carteira do Idoso, que proporciona acesso gratuito ou com desconto a uma série de serviços, como passagens interestaduais.
Por fim, para fazer a solicitar este documento, basta ir ao CRAS mais próximo de sua residência ou pedir pela internet. O documento possui validade de dois anos.
Leia mais: Quando será o próximo pagamento do vale-gás em 2024? Consulte as datas e quem tem direito
Assim, com essas medidas, o Estado busca garantir maior segurança e qualidade de vida para a população idosa, em linha com o aumento da expectativa de vida e do número de idosos no país.
Veja Também: SURPRESA na CONTA: NOVA CARTEIRA do IDOSO LIBERA vários BENEFÍCIOS – VEJA AGORA como FAZER a SUA!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.