Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

STF Julga Revisão da Vida Toda do INSS e ‘Pauta Verde’ essa semana – Veja o que pode acontecer

Confira aqui o que está decidido e o que será julgado sobre a revisão da vida toda esta semana!

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a tomar uma importante decisão sobre a Revisão da Vida Toda do INSS. Amanhã (20), poderá ser um dia decisivo, veja a seguir todas as atualizações.

No ano passado, esse recurso começou a ser analisado no plenário virtual da Corte. Naquela ocasião, três ministros manifestaram a opinião de que o julgamento deveria ser reiniciado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Porém, a análise foi interrompida e transferida para o plenário físico. Agora, o caso está na pauta de quarta-feira, aguardando sua vez novamente junto de outro julgamento, o da Pauta Verde. Veja mais informações sobre estes dois julgamentos a seguir!

O que Significa a Revisão da Vida Toda?

STF Julga Revisão da Vida Toda do INSS e 'Pauta Verde' essa semana - Veja o que pode acontecer (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).
STF Julga Revisão da Vida Toda do INSS e ‘Pauta Verde’ essa semana – Veja o que pode acontecer (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Em 2022, o plenário do STF decidiu que a revisão da vida toda é constitucional. Isso implica que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores antes de julho de 1994 podem entrar no cálculo das aposentadorias.

Leia mais: Imposto de Renda 2024: veja então as principais mudanças para este ano

Benefícios da Revisão da Vida Toda no INSS

A revisão da vida toda no INSS PODE OFERECER diversas vantagens significativas para os segurados. Uma delas vem do possível aumento nos rendimentos: ao considerar todas as contribuições previdenciárias feitas pelo trabalhador ao INSS antes de julho de 1994 no cálculo da aposentadoria.

Assim, essa revisão pode resultar em um aumento nos rendimentos dos aposentados. Isso significa uma potencial melhoria nas condições financeiras desses beneficiários.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui

E outra vantagem, vem do fato de que muitos trabalhadores contribuíram para o sistema previdenciário ao longo de suas carreiras, contando com determinados valores de aposentadoria. E, dessa forma, a revisão da vida toda permite uma avaliação mais completa e justa dessas contribuições, garantindo que o valor do benefício reflita com mais precisão o esforço e o tempo de trabalho do segurado.

Mas VALE LEMBRAR QUE esta revisão precisa de consulta com advogado especializado da área, pois também podem diminuir o salário em alguns casos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Suspensão e Julgamento da Revisão da Vida Toda

O ministro Alexandre de Moraes é o relator desse caso. Em 2023, ele acatou um pedido do INSS e suspendeu todos os processos relacionados à revisão da vida toda até que a análise do recurso seja concluída.

Essa medida aconteceu por conta do aumento significativo de solicitações de revisão dos benefícios, com algumas decisões já favoráveis aos requerentes.

No entanto, a revisão da vida toda será o segundo item da pauta de quarta-feira. Caso não consigam, vai passar para quinta-feira, dependendo do andamento das deliberações.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui

Pauta Verde: Combate ao Desmatamento em Foco

O primeiro tópico na pauta de quarta-feira diz respeito à continuidade da discussão da denominada “pauta verde”, composta por cinco processos que demandam ações eficazes do governo brasileiro na luta contra o desmatamento ilegal na Amazônia e no Pantanal, bem como no combate aos incêndios nessas regiões.

Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui

Essas ações voltaram à pauta em 29 de fevereiro. No último julgamento, ocorrido em 14 de março, os ministros decidiram que um plano governamental para a preservação da Amazônia deve ser elaborado.

Agora, o caso do Pantanal será analisado, prosseguindo o debate sobre medidas urgentes para a proteção desses ecossistemas críticos.

Veja Também: APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios – NÃO PERCA

APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios – NÃO PERCA

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.