Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

MST Invade Área de Estatal em Novo Conflito de Terras

Veja o que está acontecendo em terra da Bahia que está sendo invadida pelo MST!

0

No último domingo (10 de março), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou uma nova invasão em uma área da Codevasf em Juazeiro (BA).

Segundo manifestantes, a razão da invasão vem como um ato de protesto alegando a não implementação de um acordo para o assentamento de mil famílias no estado. Entenda melhor o casop a seguir!

Por Que O MST Invadiu A Terra em Juazeiro (BA)?

MST Invade Área de Estatal em Novo Conflito de Terras
MST Invade Área de Estatal em Novo Conflito de Terras (Fonte: Creative Commons – Reprodução Google).

Segundo o movimento, aproximadamente 300 famílias do acampamento Terra Nossa participaram da ação, destacando também a reclamação sobre a falta de acesso à água por parte da estatal.

Leia mais: Imposto de Renda 2024: veja então as principais mudanças para este ano

Em resposta, a Codevasf afirmou em comunicado que a água está “destinada aos agricultores regularmente instalados”.

Ao longo do governo Lula, o MST tem expressado insatisfação devido à lentidão na implementação das políticas de reforma agrária.

Na última quarta-feira (6), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), vinculado ao movimento, falou a respeito doo tema em seu discurso, manifestando preocupação com o ressurgimento das ocupações.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

“O orçamento do Incra é o menor de todos os orçamentos dos governos do PT. Essa é uma preocupação. Nos assentamentos falta água, falta estrada, não há desapropriação”, afirma.

Segundo o MST, a ação deste domingo ocorreu para cobrar o cumprimento de um acordo estabelecido em 2008 entre o movimento, Codevasf e Incra para o assentamento em 13 mil hectares adquiridos pela estatal.

“Após 16 anos, apenas 192 famílias estão assentadas e pouco mais de 5.500 hectares regularizados”, diz o movimento.

Leia mais: FGTS Digital: Substituição de saque-aniversário por crédito consignado? Então entenda o que pode mudar

Estatal se Pronuncia Ao MST Sobre Destinação de Água

A entidade afirma também que a Codevasf impede o acesso à água de um projeto de irrigação. Esta área que fica a 800 metros do acampamento Terra Nossa. Segundo o MST, “as famílias estão acampadas desde o dia 23 de abril sem acesso a água para plantio e produção de alimentos”.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui

“A área se encontra em terras devolutas com cerca de 4.000 hectares e está a 800 metros do projeto salitre da Codevasf, que tem 51 mil hectares de espelho d’água.

A privatização da água praticada pela Codevasf privilegia as grandes empresas e grandes empresários, garantindo abundância hídrica para o agronegócio, através dos perímetros irrigados, excluindo a agricultura familiar e o pequeno produtor”, afirma o MST.

Em comunicado, a estatal reafirmou que a água disponível no Projeto Público de Irrigação Salitre é direcionada exclusivamente aos agricultores regularmente instalados no empreendimento.

“A maioria dos produtores atendidos pelo projeto pratica a agricultura de caráter familiar. São 255 produtores familiares e 68 produtores empresariais, que atuam em 5,1 mil hectares. A outorga de água emitida pelo órgão regulador é específica para uso na área do Projeto Salitre.”

Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui

Desigualdade no Acesso à Água no Semiárido

Emendas parlamentares e o loteamento de órgãos federais, especialmente a Codevasf, têm agravado a desigualdade do acesso à água no semiárido brasileiro.

Recursos são direcionados em larga escala para setores indicados por parlamentares, sem necessariamente contemplar prioritariamente regiões com necessidades mais urgentes.

Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui

Enquanto isso, moradores ignorados por emendas e empresas estatais veem-se obrigados a realizar longas caminhadas diárias até fontes de água, como açudes ou rios, ou são confrontados com decisões difíceis entre adquirir alimentos e garantir um recipiente de água.

Veja Também: IMPOSTO de RENDA 2024: SAIU MUDANÇAS: VEJA os IDOSOS e APOSENTADOS que PRECISARÃO fazer a DECLARAÇÃO

IMPOSTO de RENDA 2024: SAIU MUDANÇAS: VEJA os IDOSOS e APOSENTADOS que PRECISARÃO fazer a DECLARAÇÃO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.