ÓTIMA NOTÍCIA: Projeto poderá APROVAR NOVO BENEFÍCIO para Este Grupo – Veja como vai funcionar
Novo benefício para pessoas com deficiência: auxílio inclusão! Veja a seguir como funciona, requisitos e como solicitar.
Você já ouviu falar sobre um projeto de lei que pode ajudar pessoas com deficiência leve que estão trabalhando? Estamos falando do Projeto de Lei 3281/23, que quer facilitar o acesso ao Auxílio-Inclusão. Esse benefício é para incentivar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.
Vamos ver o que é o Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência, como o projeto quer tornar esse benefício mais acessível e como você pode pedir.
O que é Auxílio-Inclusão?

O Auxílio-Inclusão é um benefício criado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) e regulamentado pela Lei 13.982/20. Ele busca incentivar a integração social e profissional das pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e começam a trabalhar com remuneração.
O valor do Auxílio-Inclusão é de 50% do BPC, o que equivale a meio salário mínimo. O INSS paga esse benefício mensalmente, juntamente com o salário do trabalho formal.
Leia mais: INSS Atualiza Lista De Doenças Para Aposentadoria Por Invalidez Em 2024!
Para ter direito ao Auxílio-Inclusão, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter deficiência moderada ou grave, comprovada por perícia médica e social do INSS;
- Receber o BPC há pelo menos cinco anos;
- Ter renda mensal de até dois salários mínimos;
- Ter vínculo empregatício com carteira assinada ou ser contribuinte individual do INSS.
Lembrando que o Auxílio-Inclusão é um benefício que dura a vida toda. Ele só é interrompido se a deficiência acabar, o beneficiário falecer ou a renda ultrapassar o limite estabelecido.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como o projeto amplia Auxílio-Inclusão a Pessoa com Deficiência?
O deputado Dr. Jaziel (PL-CE) apresentou o Projeto de Lei 3281/23, que propõe mudanças na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência. A ideia é incluir as pessoas com deficiência leve como beneficiários do Auxílio-Inclusão.
De acordo com o autor, essa medida busca corrigir uma injustiça e discriminação enfrentadas por esse grupo, que também encontra dificuldades para conseguir emprego.
Leia mais: Calendário INSS 2024: Confira Agora As Datas Atualizadas!
O projeto foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, com parecer favorável do deputado Márcio Honaiser (PDT-MA).
Honaiser argumentou que ampliar o Auxílio-Inclusão para pessoas com deficiência leve pode favorecer a inclusão delas no mercado de trabalho. Além disso, isso pode ajudar as empresas a cumprirem a Lei de Cotas (Lei 8.213/91), que determina que empresas com mais de 100 empregados reservem de 2% a 5% dos cargos para pessoas reabilitadas ou com deficiência.
A próxima etapa é a análise nas comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o projeto seguirá para o Plenário da Câmara e, em caso de aprovação, para o Senado Federal.
Como solicitar Auxílio-Inclusão?
Para pedir o Auxílio-Inclusão no INSS, siga estes passos simples:
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o login com seu CPF e senha.
- Clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo Requerimento”.
- Digite “Auxílio-Inclusão” na barra de pesquisa e escolha o serviço.
- Preencha os dados necessários e envie os documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e um laudo médico que comprove a deficiência.
- Confirme a solicitação e acompanhe pelo Meu INSS.
Leia mais: INSS: Governo Muda Valores Do Auxílio-Reclusão E Outros Benefícios; Veja Os Números
O INSS vai analisar o pedido e, se preciso, agendará uma perícia médica e social para avaliar a deficiência e a renda do solicitante.
Importante: O resultado da análise será informado no Meu INSS ou pelo telefone 135.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!