Teto de juros para consignado do INSS cai para 1,76%: entenda a mudança
Entenda a nova taxa de juros para empréstimos consignados do INSS, reduzida para 1,76%. Saiba como isso afeta os aposentados e o setor bancário. Descubra como consultar as taxas pelo Meu INSS!
O Empréstimo consignado do INSS tem novo teto de juros aprovado pelo CNPS. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiu no dia 11 de janeiro que a máxima de juros praticado em créditos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofrerá uma redução. Portanto, a medida acompanha a atual tendência de cortes da Selic, a taxa básica de juros. Confira!
Leia mais: BPC: Conheça o benefício que garante salário mínimo a idosos e deficientes!
Nova Taxa de juros do Empréstimo consignado do INSS

A mudança define que a taxa de juros mensal para o Empréstimo consignado do INSS passará de 1,80% para 1,76%. Mas no caso de operações realizadas por meio de cartões de crédito e cartões consignados de benefícios, a taxa máxima foi reduzida de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Aplicação da nova taxa e insatisfação dos bancos
A nova taxa de juros entrará em vigor oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União. Entretanto, cabe às instituições bancárias a decisão de oferecer ou não o consignado sob a nova taxa estabelecida.
Leia mais: Reajuste da Aposentadoria 2024: Expectativas, Valores e Incertezas
A queda das taxas não foi bem recebida por parte do setor bancário. Afinal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou a redução, argumentando que os juros estão diminuindo de maneira “artificial”, portanto, afeta negativamente os aposentados.
Entenda como funciona o Empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado do INSS é um crédito sob o controle da Previdência e possui desconto direto no benefício previdenciário. De acordo com as normas atuais, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do valor do benefício com crédito consignado. Desse total, 35% destina-se para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e o restante para o cartão de benefício (criado recentemente em 2022). O empréstimo parcela-se em até 84 meses.
A taxa de juros é restrita, permitindo assim que as instituições financeiras cobrem abaixo desse valor, mas nunca acima.
Leia mais: Calendário FGTS 2024: Como fazer seu saque sem sair de casa e evitar armadilhas!
Consultando as taxas através do Meu INSS
Os beneficiários do INSS podem consultar a taxa de juros por meio do site ou do aplicativo “Meu INSS”. A pesquisa realiza-se por banco ou por uma lista geral de taxas em prática. Para fazer a consulta, o usuário deve logar na página inicial, escrever “Taxas de Empréstimo Consignado” na busca e acessar a lista que aparecerá.
Dessa forma, o segurado compara qual o banco com melhor condições de negociação.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!