Descubra a Importância de Uma Dieta Equilibrada na Terceira Idade para Uma Vida Longeva
Idosos podem cuidar da saúde através da alimentação. Por isso, confira quais alimentos são benéficos para a saúde!
O envelhecimento é um processo natural que traz consigo diversas mudanças internas e externas no corpo humano, nesta etapa da vida é ainda mais importante mantermos um olhar cuidadoso à nossa saúde, considerando escolhas e hábitos que favoreçam uma vida saudável e longeva.
Uma dessas medidas está intrinsecamente ligada à nossa ingestão alimentar, beneficiada pela escolha de refeições nutricionalmente ricas.
Confira mais informações sobre a alimentação para idosos.
A relevância de uma alimentação saudável para os mais velhos

Para os idosos, o equilíbrio alimentar é um importante aliado tanto na manutenção do peso ideal, quanto na conservação da energia necessária para uma vida ativa. Aliás, além de fornecer nutrientes específicos, a alimentação saudável nesta etapa da vida pode auxiliar na redução do risco de doenças crônicas, como cardiopatias e diabete.
Leia mais: Ministro da Previdência promete reduzir tempo de espera na fila do INSS para 30 dias até 2024
Cumpre ressaltar que a terceira idade é frequentemente acompanhada pelo uso de medicamentos que podem alterar o apetite e o paladar, além de interferir na absorção de nutrientes e na sensação de sede.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Mudanças necessárias
Aqui, o cuidado com a alimentação é primordial, apesar de muitas vezes o idoso passar por um emagrecimento involuntário. Nesses casos, a consulta a um profissional da saúde pode descartar possíveis condições graves.
Leia mais: Idosos já podem solicitar a Isenção do IPTU 2024 – Veja como solicitar
A melhora na qualidade da dieta pode contribuir para a longevidade, para o fortalecimento do sistema imunológico, como também auxiliar no controle adequado do peso, além de reduzir riscos de problemas cardíacos, derrames, pressão alta, diabete, osteoporose e até mesmo câncer. O papel da boa alimentação na terceira idade não se limita à saúde física, ela também influencia positivamente a saúde mental, por exemplo, no aumento do foco e na diminuição do risco de Alzheimer.
Mudanças físicas que podem afetar a dieta dos idosos
Com a chegada da terceira idade é normal ocorrerem diversas mudanças na dinâmica da alimentação, fazendo com que sejam necessários alguns ajustes na dieta. O metabolismo torna-se mais lento e o apetite diminui, também por desaceleração do sistema digestivo.
Leia mais: Entenda as Diferenças entre Pensão e Aposentadoria do INSS – Regras e Direitos
Nesta etapa da vida, algumas vitaminas e minerais são ainda mais necessários, como a Vitamina B, Vitamina D e uma ingestão adequada de água para evitar desidratação. Realizar essas mudanças na dieta alimentar pode parecer um grande desafio, mas com dedicação, e o apoio de profissionais qualificados, é perfeitamente alcançável.
Qual profissional escolher
Não devemos esquecer que, ao detectar qualquer dificuldade nos idosos relacionada à mastigação, deglutição ou apetite, é necessário buscar a avaliação de um gerontologista ou um profissional especialista em alimentação nesta faixa etária. Eles serão capazes de fornecer as informações e orientações necessárias para garantir que a nutrição adequada seja atingida.
Leia mais: Aposentados podem ter reajuste de 25% no salário – Veja agora quem está incluído!
Lembrando que, uma vida longa e saudável não é construída de um dia para o outro, é um compromisso diário que devemos assumir a cada refeição. Os idosos têm, também, o direito de desfrutar de uma dieta saborosa, variada e nutricionalmente equilibrada. Portanto, vamos nos esforçar para proporcionar isso a eles, pois é uma questão de bem-estar, saúde e, acima de tudo, respeito pela vida.
Veja Também:
Dica bônus:
Rec eba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!