Urgente: INSS emite Comunicado Oficial sobre Prova de Vida – Não Deixe de Ver!
Veja agora tudo sobre a prova de vida e evite que seu benefício seja cortado pelo INSS.
Veja agora sobre o novo comunicado oficial para aposentados do INSS a respeito da prova de vida para este ano de 2024. Confira a seguir mais informações a respeito deste processo, que na falta dele pode cancelar muios benefícios de aposentadoria.
O que é a prova de vida do INSS

A prova de vida, é realizada anualmente em todos os benefícios de aposentadorias, dessa forma como já diz o nome, ela serve para comprovar que o aposentado ainda se encontra vivo. O motivo de ocorrer todos os anos, é porque muitos aposentados, quando acabam falecendo, os familiares continuam recebendo o pagamento do benefício.
Leia mais: Ministério da Saúde alerta para grupos de risco da Dengue – Confira
Portanto, quando não realizada a prova de vida, o benefício deve ser suspenso, evitando deste momento pagamentos indevidos, caso o titular da aposentadoria tenha falecido. Contudo, caso esteja vivo, deve fazer a regularização da situação, conforme orientações repassadas pelo órgão.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como de vida antes das mudanças
A prova de vida antes de ocorrer a pandemia no ano de 2020, ela era realizada de forma presencial pelo aposentado nas agências bancárias. Mas, por causa da pandemia da Covid-19, algumas mudanças ocorreram e vieram para ficar.
Leia mais: AGORA SIM: Saiba Quando Será Paga a Primeira Parcela do 13º Salário do INSS – Consulte Aqui!
Dessa forma, o aposentado não precisa mais se dirigir até alguma agência bancária para realizar a prova de vida, ficando a cargo do próprio órgão o procedimento, facilitando a comprovação e evitando o deslocamento dos impossibilitados ou que possuem dificuldades.
Como posso realizar a prova de vida do INSS
Agora os aposentados do INSS não precisam mais realizar a prova de vida de forma presencial. Com isso, o novo comunicado é que o INSS não vai suspender os benefícios do INSS de longa duração, por falta da prova de vida de forma imediata. Devendo encaminhar um segurado a residência do beneficiário para verificação.
Leia mais: Bolsa Família inicia novo cronograma de pagamentos – Confira
Lembrando que ela ocorre por meio do cruzamento de dados do governo, dessa forma, quando você realizar contratação de empréstimo consignado, votar, se vacinar, registros no cartório, acessar o aplicativo Meu INSS tendo selo ouro e entre outras ações, acaba já sendo considerada prova de vida.
Dessa forma, o aposentado não precisa agora mais sair de casa para realizar a prova de vida presencial em um banco. Quando o INSS não detecta nenhum dado do aposentado, o INSS deve então notificar o beneficiário do INSS, que não foi possível realizar a prova de vida antes de acabar suspendendo o benefício.
Veja Também: R$ 2118 na CONTA de APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!