Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Ministério da Saúde alerta para grupos de risco da Dengue – Confira

Ministério da saúde alerta sobre grupo de risco da dengue. Saiba mais aqui!

0

No dia 15 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou o grupo de risco da dengue. Além disso, informou dados alarmantes: o Brasil atingiu a marca de meio milhão de casos de dengue, com 532.921 pessoas possivelmente infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A evolução desses casos e o agravamento da doença dependem de uma série de fatores. Contudo, a dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer intervenção médica imediata e até cuidados intensivos para evitar complicações fatais.

Veja, a seguir, quem está no grupo de risco da dengue e quais as formas de se proteger contra o mosquito Aedes aegypti. Boa leitura.

Quais os sintomas e a gravidade da doença?

Cuidados contra dengue devem ser redobrados em grupos de risco
Cuidados contra dengue devem ser redobrados em grupos de risco (Fonte: Reprodução Google)

Inicialmente, os sintomas da dengue convencional e da dengue grave são semelhantes. Portanto, inclui febre, dores no corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos. No entanto, o momento crítico ocorre quando a febre começa a diminuir. É nesse período que a dengue pode evoluir para uma forma mais perigosa.

Leia mais: Descubra agora mesmo a lista atualizada das doenças que garantem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2024!

O Instituto Butantan ressalta a importância de buscar atendimento médico urgente ao apresentar esses sintomas. Afinal, entre as primeiras 24 a 48 horas são cruciais para evitar complicações.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem está no grupo de risco da dengue?

Alguns grupos são mais vulneráveis à dengue grave. Entre eles estão os idosos, crianças até 2 anos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas cardiovasculares e/ou respiratórios, e indivíduos com algum tipo de neoplasia.

Leia mais: INSS anuncia: APOSENTADOS receberão 1ª PARCELA do 13º SALÁRIO! Calendário INSS 2024 DETALHADO – Veja todas as DATAS e VALORES!

Pacientes em tratamento contra o câncer, por exemplo, estão entre os mais suscetíveis, visto que seu sistema imunológico já está enfraquecido. Em estados como Mato Grosso, onde mais de 4,1 mil casos prováveis da doença foram registrados, medidas especiais estão sendo tomadas para enfrentar a epidemia, especialmente para proteger esses grupos mais vulneráveis.

Quais os cuidados contra a dengue?

A prevenção da dengue continua sendo a melhor estratégia. Portanto, inclui a eliminação de criadouros de mosquitos, como recipientes que acumulam água parada, além da utilização de repelentes, preferencialmente com composição de 20% ou mais de icaridina.

Leia mais: Importante: Aspirina não deve ser usada diariamente para prevenção do primeiro AVC em idosos! Saiba mais sobre essa recomendação

No entanto, para pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia, a vacina contra a dengue é contraindicada devido ao risco de respostas imunológicas inadequadas. Portanto, a atenção redobrada e o cuidado com a prevenção são essenciais para proteger a população vulnerável durante essa epidemia de dengue.

Veja Também: Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA?

Bancos PAGARÃO UMA Fortuna PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA?: ÚLTIMA CHAMADA para RECEBER (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.