URGENTE! Governo CANCELA BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA – Veja quem será afetado
Mais de 4 milhões de cadastros tiveram o Bolsa Família cancelado.
O momento mais temido chegou! Afinal, o Bolsa Família cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pois foram cadastros de 4,75 milhões de beneficiários com os dados irregulares.
Os técnicos do TCU alegaram que 22,5% das famílias inscritas no programa não correspondiam aos critérios de elegibilidade até meados de maio de 2023. Porém, vale lembrar que o Governo Federal já havia se pronunciado sobre os cortes do benefício social.
Confira, a seguir, mais informações sobre o Bolsa Família cancelado. Veja o que fazer nessa situação.
Quem tem direito ao Bolsa Família?

Tem direito toda família com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Portanto, a renda somada de todos os integrantes da família dividida pelo número de pessoas deve ser menor que R$ 218.
Por exemplo, se uma mãe cria sozinha três filhos pequenos, trabalhando como diarista, ela ganha R$ 800 por mês. Como os filhos não trabalham, esse valor é a única renda da família.
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Dividindo R$ 800 por quatro, o resultado é R$ 200. Portanto, como R$ 200 é menor que R$ 218, essa mãe e seus três filhos têm direito a receber o Bolsa Família.
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Regras do Bolsa Família
Além da renda, as famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. Portanto, são elas:
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- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, mas de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).
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O que resulta no Bolsa Família cancelado?
A exclusão do Bolsa Família ocorre quando o beneficiário não cumpre as regras do programa, de forma parcial ou total. Portanto, em situações como essa, primeiro o pagamento é bloqueado e, caso a irregularidade não seja resolvida, o cadastro é excluído.
Veja alguns exemplos de situações que podem resultar no bloqueio:
- Falta de atualização cadastral no CadÚnico;
- Ausência de comprovação da frequência escolar das crianças e adolescentes;
- Desatualização do cartão de vacina;
- Mudança de endereço não informado no sistema do CadÚnico;
- Renda familiar mensal per capita superior ao teto do Bolsa Família.
Entre as principais irregularidades identificadas estavam:
- Inconsistências no endereço;
- Renda incompatível;
- Composição familiar desequilibrada.
Pente-fino
Apurou-se que estas irregularidades poderiam gerar um prejuízo na margem de R$ 34 bilhões aos cofres públicos. Todavia, somente em 2023.
A auditoria foi no Cadastro Único (CadÚnico), onde teve a análise de R$ 285 bilhões de recursos do Bolsa Família entre janeiro de 2019 a junho de 2023. Mas o cruzamento de dados do CadÚnico também mostrou a existência de 29,8 mil CPFs inválidos e 283 mil registros com indícios de óbito.
O famoso pente-fino do Bolsa Família tem sido realizado constantemente desde o início do ano em virtude das suspeitas de fraude. Portanto, os dados referentes ao mês de outubro apontam o desligamento de 297,4 mil famílias que não atendiam às regras do programa.
Contestação do resultado da exclusão
Mesmo com o Bolsa Família cancelado, o beneficiário tem a chance de contestar a exclusão. Portanto, o processo pode ser feito de duas maneiras, presencialmente ou pela internet.
Contestação presencial
Feito presencialmente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), departamento responsável por gerenciar o CadÚnico. Mas, em alguns casos, deve-se agendar o atendimento. Portanto, basta entrar em contato com a administração municipal para esclarecer todo o processo.
Durante o atendimento no CRAS, o beneficiário deve apresentar uma cópia de cada documento listado abaixo de todos os componentes do grupo familiar:
- RG;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se houver);
- Comprovante de renda (carteira de trabalho ou holerite de pagamento);
- Comprovante de residência (conta de água ou luz referente aos últimos três meses).
Contestação pela internet
Esta é a alternativa mais rápida, portanto, requer apenas que o beneficiário siga os seguintes passos:
- Acesse o portal do Ministério da Cidadania;
- Clique no menu “Consultar Pagamentos” e informar o número do NIS da família;
- Na sequência, verifique o motivo da exclusão do Bolsa Família e inicie o processo de desbloqueio.
O processo de desbloqueio pode variar de acordo com cada situação. Portanto, em determinados casos pode ser necessário realizar a atualização dos dados cadastrais dos familiares, comprovar a frequência escolar ou atualizar o cartão de vacinação. Porém, o real motivo do bloqueio deverá ser analisado para fazer a contestação correta.
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