Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Urgente: Anvisa proíbe venda de álcool 70% em supermercados- Confira os motivos

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70%. Veja o que aconteceu e quando o produto não estará mais nas prateleiras.

0

Como assim a venda de álcool 70% está proibida pela Anvisa? O produto tem mil e uma utilidades, e convenhamos, na época da pandemia ele foi indispensável para fazer a limpeza das mãos, alimentos e diversos outros produtos. Mas para entender o que realmente está acontecendo, fique aqui até o fim. Boa leitura!

Quando usar o álcool 70%

Anvisa acaba de proibir a venda do álcool 70% líquido, que muitas das vezes é usado em uma mistura como repelente para a dengue. (Fonte: Reprodução Google)
Anvisa acaba de proibir a venda do álcool 70% líquido, que muitas das vezes é usado em uma mistura como repelente para a dengue. (Fonte: Reprodução Google)

Muitos se perguntam como e onde usar o álcool 70%. Bem, ele é muito útil para limpar objetos e desinfectar a maioria dos objetos contaminados por bactérias. Além disso, ele pode ser usado em soluções caseiras, como o repelente natural para mosquitos, muito utilizando para espantar o mosquito da dengue.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como usar o álcool 70%

  1. Desinfectante de Superfícies: para eliminar germes, podemos limpar mesas bancadas, maçanetas de portas, interruptores de luz, telefones, teclados de computador, entre outros. Mas para isso, é preciso aplicar o produto e deixar agir por alguns minutos, assim, ele mata os micro-organismos;
  2. Limpeza de Eletrônicos: o álcool 70% é mais seguro para limpar eletrônicos em comparação com álcool puro, pois evita danos aos componentes sensíveis. Além disso, ele é utilizado por homens e mulheres para limpar janelas e portas de vidro;
  3. Higienização das Mãos: todo mundo limpou as mãos na pandemia com o álcool 70%, afinal, ele é uma alternativa eficaz quanto o sabão e água;
  4. Antes e Após Manusear Alimentos: higienizar as mãos antes de preparar alimentos, por exemplo;
  5. Desinfecção de Ferimentos: o álcool 70% pode limpar a pele ao redor de feridas pequenas, ajudando a prevenir infecções.
  6. Dengue: por fim, o repelente de cravo com álcool é muito eficaz para combater mosquitos.

Leia mais: Surpreendente! Veja o que Acontece ao Comer Mamão Todos os Dias!

Cuidados com o álcool 70%

Para evitar acidentes, como o que ocorreu recentemente com uma criança que levou queimaduras fortes após jogar álcool na churrasqueira achando que era água, é imprescindível evitar o contato com os olhos, mucosas e áreas irritadas da pele. Ademais, é preciso manter fora do alcance de crianças e em local fresco e ao abrigo da luz.

Leia mais: Atenção! Veja agora Qual Aparelho de Pressão Arterial Comprar – Não perca

Prazo de validade do álcool

A recomendação dos fabricantes diz que o álcool tem validade de 180 dias. Portanto, caso tenha ultrapassado esses dias de uso, é bom trocar.

Leia mais: Guia Completo: Cadastro Único – Entenda e Aprenda a se Cadastrar para Receber Benefícios!

Venda de álcool 70% proibida pela Anvisa

A venda de álcool 70% está proibida em farmácias, supermercados e afins. Veja o que aconteceu! (Fonte: Reprodução Google)
A venda de álcool 70% está proibida em farmácias, supermercados e afins. Veja o que aconteceu! (Fonte: Reprodução Google)

A venda de álcool 70% será suspensa justamente porque ele é muito inflamável e já havia sido suspenso em 2002 devido ao grande número de acidentes. E infelizmente esses números não diminuíram. Portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a venda de álcool líquido 70% em todo o país a partir do mês que vem no Brasil.

Veja o que o médico Álvaro Pulchinelli, diretor técnico na toxicologia forense e médico toxicologista do Grupo Fleury, tem a dizer após a proibição da Anvisa:

O álcool 70 na versão líquida é altamente inflamável, o que representa um risco potencial em especial para crianças. Sua proibição visa diminuir esse risco. Acidentes com churrasqueira, fogareiros e tudo que se usa álcool e fogo são muito mais associados com álcool em alta concentração. Não é incomum, por exemplo, uma criança jogar esse o álcool em consideração maior no fogo ou expor ao calor e isso criar uma chama que envolve a criança e gera acidentes terríveis. Já o álcool em menor concentração tem uma inflamabilidade muito menor e garante mais segurança ao usuário — explica Pulchinelli.

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.