Saiu Novo Projeto: Idosos Devem Estar Presentes para Contratar Empréstimos Consignados – Saiba Mais!
Grandes mudanças no empréstimo consignado dos aposentados. Pode ser o fim da assinatura digital!
Um novo projeto prevê que os idosos devem estar presentes para contratar empréstimo consignado. Ou seja, pode ser o fim da contratação para muitas pessoas que possuem dificuldades de deslocamento. Continue lendo para entender como vai funcionar essa nova modalidade.
O que é o empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito destinada para aposentados e pensionistas e outros grupos que estão precisando de dinheiro. Essa modalidade de crédito é muito vantajosa por causa das taxas de juros que são baixas se for comparar as demais modalidades de créditos disponíveis no mercado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O motivo da taxa de juros desse crédito ser mais baixa, é por causa que as parcelas desse crédito são descontadas de forma automática do valor da sua folha do benefício do INSS. Com isso, os bancos possuem menos riscos de inadimplência.
Margem consignável do INSS
Devido as parcelas do empréstimo consignado descontadas de forma direta da sua folha de pagamento, temos um limite de valor que pode descontado todos os meses. Este limite de desconto, denominado como a margem consignável que atualmente para os aposentados e pensionistas é de 45%.
Leia mais: INSS: 1ª Parcela do 13º Salário Depositada em Abril? Descubra a Data Atualizada de Pagamento agora
Desse modo, esses dois grupos podem ter somente por mês até 45% do seu salário descontado pela contratação de consignado. Vale destacar também que cada grupo que possui direito ao empréstimo consignado, tem uma margem diferente, como por exemplo ao BPC LOAS, que a margem seria de 35%.
Vale destacar que a margem de 45%, se divide em: 35% da contratação de empréstimo consignado, 5% e a contratação do cartão de crédito consignado e 5% para o cartão benefício. Enquanto a margem para BPC é: 30% para empréstimo e 5% para cartão.
Leia mais: Auxílio Cesta Básica Bolsa Família: Veja como funciona o benefício oferecido pelo governo federal
Mudanças do empréstimo consignado do INSS
Além da mudança das taxas de juros dessa modalidade de crédito que ocorreram no início do mês de março, podemos ter outras mudanças na contratação do empréstimo consignado. Por meio de um novo projeto de lei, busca tornar obrigatório a assinatura do idoso na contratação do empréstimo consignado digital.
Leia mais: MUDANÇAS no Calendário de pagamento PIS/PASEP 2024: Então veja quais aqui
Essa obrigação já está em vigor no estado da Paraíba, mas o senador Paulo Paim busca em trazer essa obrigatoriedade para todos os estados do nosso país. O principal objetivo dessa obrigação, é evitar fraudes na contratação desse crédito por parte dos beneficiários do INSS.
Veja Também: MUDOU: 13 salário INSS PAGO SOMENTE em NOVEMBRO para 6 grupos – NOVO CALENDÁRIO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!